quinta-feira, 23 de fevereiro de 2017

Foi só o 1º round: tudo que você precisa saber sobre os jogos de ida das oitavas da Champions

Golaço de Falcao, pintura de Casemiro, torpedo de Robben, 34 gols, Casillas x Buffon, espetáculo do Paris Saint-Germain, brasileiros brilhando... Ué, cansou? E olha que ainda restam as partidas de volta

Globoesporte.com
Criado por Globoesporte.com
em 23 de Fevereiro de 2017
Previsível?
Olhando para os resultados dos jogos de ida das oitavas de final da Liga dos Campeões, o que você conclui? Placares previsíveis? Só até certo ponto. Pois notem que apenas dois visitantes (ou seja, que foram líderes de seus grupos na primeira fase) venceram: Juventus e Atlético de Madrid. Todos os outros vencedores avançaram para as oitavas como segundos colocados.

Sabe o que isso significa? Nada! Mas fica aí a estatística.
Tá chovendo gol!
Foram 34 gols em oito jogos. Com grande colaboração de Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Manchester City e Atlético de Madrid (que, juntos, anotaram 18), essa é a rodada de ida das oitavas com o maior número de gols na era moderna da Liga dos Campeões. É preciso mergulhar nos primórdios da competição (quando o nome ainda era Copa da Europa) para encontrar algo superior: na temporada 1956-57, foram registrados 38 gols. Faltou pouco!

Talvez se Aubameyang caprichasse nesse lance...
Benfica 1 x 0 Borussia Dortmund
Aliás, o atacante gabonês viveu uma noite para ser apagada da memória no Estádio da Luz, em Lisboa. Ele desperdiçou duas chances claríssimas de gol (uma delas está acima), além de uma cobrança de pênalti. Nem pareceu o jogador que é artilheiro do Campeonato Alemão, com 17 gols.
Enquanto isso, a estrela de um brasileiro brilhava!
Reuters
O goleiro Ederson, de apenas 23 anos, foi o melhor jogador da partida. Ele não só defendeu o pênalti cobrado por Aubameyang como também foi o autor de outras defesas milagrosas. E justamente na partida em que o eterno Taffarel, atual treinador de goleiros da seleção brasileira, foi ao estádio observá-lo.
E teve mais protagonismo brasileiro!

O zagueiro Luisão completou incríveis 500 jogos com a camisa do Benfica, clube que defende desde 2003. Ele não só comemorou a marca como também foi decisivo, já que desviou de cabeça a cobrança de escanteio que terminou no gol de Mitroglou. Depois do jogo, ele se emocionou:
Paris Saint-Germain 4 x 0 Barcelona
Noite de adultos contra crianças?
O Paris Saint-Germain deu um baile no badalado Barcelona, e não foi só apenas pelo placar. O time francês sobrou em campo, dominou o Barça e praticamente se garantiu nas quartas de final. Sabe por quê? Porque uma vantagem de 4 a 0 no jogo de ida jamais foi revertida em 185 oportunidades.

Aliás, a última eliminação do Barcelona na fase de oitavas de final da Champions foi na temporada 2006/07, quando perdeu para o Liverpool.
Que dupla!
Reuters
Sabe o que Edinson Cavani e Àngel Di María têm em comum, além de serem excelentes jogadores, sul-americanos, atuarem no PSG...? Os dois fazem aniversário no dia 14 de fevereiro, justamente na data da vitória sobre o Barcelona.

Cavani deixou o seu na goleada, chegou a 34 gols na temporada e é o artilheiro absoluto de todo o continente europeu. Para se ter uma ideia, ele balançou as redes 16 vezes nos últimos 15 jogos do time francês. Uma máquina!

E Di María, autor de dois gols no jogo, parece ter reencontrado seu bom momento, principalmente depois da chegada do alemão Draxler - que também marcou no passeio sobre o Barcelona.
Tá ok, já chega de zoação!
Real Madrid 3 x 1 Napoli
O Real Madrid teve uma de suas melhores atuações na temporada - se não a melhor - e abriu boa vantagem sobre o Napoli na briga pela vaga nas quartas de final. É verdade que sofreu um gol chato em casa, e num lance em que o goleiro Navas parece ter cochilado. Mas nada que ameace muito os merengues.

E SE LIGA NESSE GOLAÇO!
Com a alcunha de Rei dos Desarmes no Real Madrid, Casemiro mostrou que também sabe fazer bonito. Que tal esse golaço?
A noite também foi especial para outro jogador do Real Madrid. Autor do primeiro gol da equipe na vitória, Karim Benzema chegou a 51 gols em partidas pela Liga dos Campeões e desbancou ninguém menos que Thierry Henry do posto de maior goleador francês na história da competição.

Aliás, somente Cristiano Ronaldo, Lionel Messi, Raúl e Van Nistelrooy têm mais gols que Benzema na Champions.
Reuters
Bayern de Munique 5 x 1 Arsenal
Foi um jogo mais ou menos assim:
Em sua melhor versão sob o comando de Carlo Ancelotti, o Bayern deu uma aula de como jogar futebol ao Arsenal. Foi um show do coletivo somado a apresentações individuais impecáveis de Thiago Alcântara (autor de dois gols), Lewandowski (um gol e uma assistência) e companhia.
Reuters
Foi uma noite de recorde. O Bayern de Munique venceu suas últimas 16 partidas disputadas em casa pela Liga dos Campeões, feito que nenhum outro clube jamais havia alcançado.

Ah é, já ia me esquecendo. Também teve isso:
"Mas o Robben só sabe cortar para a esquerda". Beleza, amigo! Agora vai lá e marca o cara.
E o Arsenal, que tanto se queixa dos sorteios na Liga dos Campeões, deixou encaminhada sua sétima eliminação consecutiva nas oitavas de final da competição. Será que Arsène Wenger vai resistir a isso?
Porto 0 x 2 Juventus
Antes de mais nada, essa partida marcou o encontro de dois dos maiores goleiros da atualidade.
Reuters
Iker Casillas (do Porto) e Gianluigi Buffon (do Juventus) trocaram camisas e gestos de carinho após a partida. QUE HOMENS!
Voltando ao jogo, o Juventus mostrou o porquê de ser o atual campeão do Campeonato Italiano - e, por um acaso, líder isolado nesta temporada. Os italianos dominaram os portugueses e venceram, mesmo atuando fora de casa. O Porto teve sua invencibilidade de 20 jogos no Estádio do Dragão (desde abril do ano passado) derrubada.

Os gols foram anotados por Pjaca e Daniel Alves. Detalhe: a dupla havia acabado de entrar.
"Os gols de Marko Pjaca e Dani Alves foram separados por apenas 141 segundos"
Mas o que acabou sendo determinante para a derrota do Porto foi a expulsão de um brasileiro. Alex Telles levou o primeiro cartão amarelo aos 25 minutos, e o segundo aos 27. Com um a menos desde a primeira metade do primeiro tempo, a equipe da casa não conseguiu suportar a pressão.
Missão impossível?

O jogo de volta acontecerá no Juventus Stadium, onde o Juve ostenta uma invencibilidade de 42 jogos. Além disso, a equipe italiana jamais foi eliminada em competições europeias depois de abrir 2 a 0 no jogo de ida. Boa sorte, Porto!
Reuters
Sevilla 2 x 1 Leicester
No jogo do favorito Sevilla contra o pequeno Leicester, deu o que a probabilidade apontava. A equipe de Jorge Sampaoli venceu por 2 a 1, seus gols marcados Sarabia e Joaquín Correa. E o placar foi pouco, tendo em vista o panorama da partida.

O Sevilla foi o time que mais finalizou nessas oitavas ao lado do Bayern de Munique: 24 vezes. E também a segunda equipe com mais posse de bola: 68%. Só não ampliou essa vantagem por causa de uma pessoa...
Kasper Schmeichel pegou até sinal de WI-FI, defendeu o pênalti cobrado por Correa e foi o principal jogador da partida.
O Leicester perdeu sua 19ª partida (de 38) na temporada e parece ter definitivamente perdido o brilho que deu a ele o título do último Campeonato Inglês.
"Leicester City na última temporada vs. Leicester City nesta temporada"
Ah vai, nem foi tão ruim assim! O gol anotado por Vardy aos 27 minutos do segundo tempo deixou o Leicester vivo na parada - basta uma vitória simples no jogo da volta para conseguir a vaga.

Aliás, esse foi o primeiro gol de Vardy no ano e na história da Liga dos Campeões. E pensar que, há exatos quatro anos e 316 dias, ele marcava o seu último gol por uma competição "non-league" na Inglaterra, que são todas as divisões abaixo da quarta. Daí para marcar em uma Champions é um avanço e tanto, não?
Reuters
Manchester City 5 x 3 Monaco
O melhor de todos os oito jogos, FATO! Nenhuma outra partida de oitavas de final na história da Liga dos Campeões havia registrado tantos gols. Cinco saíram entre os 13 e 37 minutos do segundo tempo. Foi de tirar o fôlego.

Os holofotes do confronto miraram os dois centroavantes: Kun Agüero e Falcao García. E eles não decepcionaram. O atacante do Monaco fez só isso aí...
Foi o segundo de Falcao na partida. Lindo, não? O colombiano balançou as redes 15 vezes nas últimas 15 partidas do Monaco.
Pelo lado do City, que não pôde contar com o lesionado Gabriel Jesus, quem brilhou foi Agüero. O argentino marcou o segundo e o terceiro gols dos citizens e se tornou o terceiro sul-americano com o maior número de gols na história da Liga dos Campeões: 27.

Ele está atrás apenas de Kaká (que tem 30) e Lionel Messi (93).
Reuters
O que ele quer sobretudo, com todos os jogadores, é que possamos dar um pouco mais. Sempre estive bem com ele. Ele me pede mais, mais e mais.
Agüero
Sobre Pep Guardiola
Bayer Leverkusen 2 x 4 Atlético de Madrid
Como jogar um futebol competitivo com menos posse de bola? Pergunte ao Atlético de Madrid.

A equipe de Diego Simeone teve apenas 41% de posse na partida, mas isso não parece ter feito falta. Fernando Torres, Gameiro, Griezmann e Saúl anotaram os gols dos colchoneros.
Reuters
Zagueiro do Leverkusen, Dragovic certamente quer esquecer essa noite. No primeiro gol do Atlético, a bola desviou nele. Depois, deu uma pixotada no lance que terminou com o gol de Griezmann. Como se não fosse o suficiente, ele ainda levou uma caneta e cometeu o pênalti em Gameiro no segundo tempo. O próprio Gameiro cobrou e converteu.

Que desagradável!
EFE
E para finalizar...
Antoine Griezmann tornou-se o jogador do Atlético de Madrid com mais gols na história da Liga dos Campeões. São 13!

Não esqueçam que vocês podem conferir tudo sobre a Liga dos Campeões no GloboEsporte.com. É só clicar aqui.

Até a volta, pessoal!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...