segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Confira 5 Dicas Para a Semana das Provas do Enem 2016

1 – Estudar, mas reduzindo o ritmo gradativamente

Claro que ainda dá tempo de aprender e/ou fixar algum conteúdo. Entretanto, a preferência agora é estar 100% pronto para a maratona de questões que enfrentará no sábado e domingo. Por isso, a dica é que, ao longo da semana, você vá, cada vez mais, dando espaço para atividades recreativas.

2 – Atenção na alimentação

Uma dica importante é manter, nesses próximos dias, uma dieta equilibrada, no intuito de estar bem disposto nos dias do exame. Afinal, você não pode realizar uma prova com fome e muito menos com uma indigestão. E não deixe essa ideia apenas para a última hora. Comece hoje mesmo, para que seu organismo se acostume.

3 – Exercícios físicos moderados

Nada como uma boa atividade física, como uma caminhada, por exemplo, para baixar o estresse e a ansiedade. Só cuidado com a prática de esportes competitivos e/ou radicais. Afinal, um braço quebrado ou algo do tipo não será bem vindo neste momento.

4 – Praticar atividades recreativas

Cinema, piscina ou apenas várias horas de bate papo com a família e amigos certamente farão você esquecer um pouco do peso da prova. Entretanto, aqui também cabe a palavra moderação. A balada fica para o outro final de semana, ok?

5 – Dormir bem e cedo

Não deixe pra última hora. Nesta semana, durma cedo e bastante. Assim, seu corpo já se adaptará ao horário de descanso e você não precisará de uma nova “rotina” na noite anterior a do exame ou entre as provas.
Essas são as dicas! Temos certeza de que com essa super combinação (alimentação saudável, noites bem dormidas e mente/corpo descansados) você conseguirá mostrar o se melhor no Enem 2016.

Prazo do MEC para que escolas seja desocupadas termina nesta segunda-feira


Reprodução
Na segunda-feira (31), termina o prazo dado pelo Ministério da Educação (MEC) para que os estudantes deixem as escolas, universidades e institutos federais ocupados em protesto contra medidas propostas pelo governo federal. Caso isso não ocorra, o MEC informou que o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), marcado para os dias 5 e 6 de novembro, será cancelado nesses estabelecimentos.
Os estudantes que fazem as ocupações são contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241/2016, que limita os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, e a reforma do ensino médio instituída pela Medida Provisória (MP) 746/2016, enviada ao Congresso. O governo argumenta que a PEC, aprovada em dois turnos na Câmara, é fundamental para o ajuste fiscal das contas do país. Em relação à reforma do ensino, o Ministério da Educação diz que o tema já vinha sendo debatido com especialistas e o setor, inclusive com a tramitação de projetos no Legislativo, porém, em decorrência da urgência do tema, foi necessária a edição de uma medida provisória.
Movimentos contrários às ocupações têm pressionado os manifestantes a deixarem as unidades de ensino. Além disso, a Justiça tem concedido ações de reintegração de posse em diversas cidades.
Desocupações
De acordo com o último balanço da União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), 1.177 locais estão ocupados em todo o país. Não há um balanço nacional oficial. Há divergências entre os números apresentados pela Ubes e pela secretarias de Educação. Um exemplo é o Paraná, estado que concentra mais ocupações. Segundo a UBES, há 843 estabelecimentos ocupados. Para a Secretaria de Educação, são 491, número inferior ao divulgado ontem (27), 590.
Segundo a Procuradoria-Geral do Estado (PGE), somente em Curitiba, foram expedidos desde ontem 25 liminares para reintegração de posse. No estado, o Movimento Brasil Livre, contrário às ocupações, tem feito ações para pedir que os estudantes deixem as instituições de ensino.
Em vídeo publicado hoje (28) no Facebook, dois integrantes do movimento informam ter feito manifestações em três escolas estaduais: Colégio Estadual Lysímaco Ferreira da Costa, Colégio Estadual do Paraná e Colégio Estadual Leôncio Correia. “Nessas três escolas, a gente organizou manifestações junto com os pais, junto com vários estudantes, e as pessoas estavam furiosas com as invasões”, dizem. “Fomos defender os direitos dos estudantes, estamos aqui depois daquela batalha, daquele campo de guerra”, acrescentam.
Em nota divulgada nesta sexta-feira (28), a secretária de Educação do Paraná, Ana Seres, pede que os estudantes liberem pacificamente as escolas e permitam a realização das provas do Enem. De acordo com Ana, se as unidades permanecerem ocupadas, 72 mil estudantes serão prejudicados. “Peço que todos – pais, estudantes e comunidade – pensem com critério neste momento e vejam que os alunos estão sendo os grandes prejudicados.” Com as ocupações, 460 mil alunos estão sem aulas no estado.
De acordo com a coordenação do movimento Ocupa Paraná, a orientação é que os estudantes deixem os colégios caso recebam mandado de reintegração de posse. O movimento recomenda que eles deixem as escolas para que não seja preciso o uso da força policial. Segundo a coordenação, o movimento se considera vitorioso por ter promovido a articulação entre os estudantes.
O Ocupa Paraná destaca ainda a importância do discurso feito pela estudante Ana Júlia Ribeiro, de 16 anos, quarta-feira (26) na Assembleia Legislativa do Paraná. “É um insulto a nós que estamos lá, nos dedicando, procurando motivação todos os dias, sermos chamados de doutrinados”, disse Ana Júlia aos parlamentares.”Nós sabemos pelo que estamos lutando: a nossa bandeira é a educação, nossa única bandeira é a educação”, acrescentou a jovem.
A morte de um estudante de 16 anos dentro de uma escola ocupada em Curitiba também marcou o movimento. Ele teria sido morto por colega, também menor, após desentendimento. Ambos teriam consumido uma droga sintética.
Nesta semana, foram registradas reintegrações em outros estados. No Tocantins, a retirada dos estudantes foi tumultuada e alguns teriam saído algemados. Em São Paulo, a Polícia Militar desocupou, no último dia 25, a Escola Estadual Silvio Xavier, no Piqueri, na zona norte da capital paulista, em uma ação de reintegração. Após a desocupação, 13 estudantes que participavam da ocupação da escola foram detidos e levados para delegacia.
MEC
O MEC mantém o prazo do dia 31 para que o Enem não seja cancelado nas escolas ocupadas. “O prazo dado é para que ainda haja tempo hábil para realização das provas nos locais. Caso as ocupações sejam mantidas, prejudicando os alunos que fariam prova nesses locais, o Inep [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Aníseio Teixeira] terá de fazer a prova em outra data para aqueles estudantes que não conseguiram. Não há data definida porque o MEC ainda aguarda que o bom senso prevaleça”, diz por meio da assessoria de imprensa. Segundo o último balanço da pasta, 182 locais de prova estavam ocupados.
Em nota referente às ocupações dos institutos federais, a pasta diz que relatos dão conta da presença de pessoas, nessas ocupações, que não pertencem à comunidade das instituições. “Cabe aos reitores, diretores e servidores públicos zelar pelo patrimônio das entidades que dirigem e pela integridade física dos estudantes. Ao MEC, cabe acompanhar para que não haja prejuízos à educação, ao patrimônio público e ao erário.”

ELEIÇÕES 2016: RESULTADOS DO SEGUNDO TURNO EM 18 CAPITAIS


Ocorreram em 57 municípios e envolveram cerca de 32,9 milhões de eleitores. 
Os resultados do segundo turno já são conhecidos nas 18 capitais do país onde houve votação. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ao todo as eleições deste domingo (30) ocorreram em 57 municípios e envolveram cerca de 32,9 milhões de eleitores.

Aqueles que não puderam comparecer às urnas e não justificaram o voto hoje (30), podem preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral (pós-eleição) e entregá-lo em qualquer cartório eleitoral ou enviá-lo, por via postal, ao juiz da zona eleitoral na qual é inscrito até 60 dias após cada turno da votação, acompanhado da documentação comprobatória da impossibilidade de comparecimento ao pleito.

O prazo para que isso seja feito é até 1º de dezembro, com relação ao primeiro turno; e, até 29 de dezembro de 2016, com relação ao segundo turno.

Depois de acompanhar o começo da apuração de votos do segundo turno na sede do TSE, o presidente da corte, Gilmar Mendes, disse que a eleição “transcorreu em clima de paz e normalidade” mesmo nos municípios que precisaram de reforço de segurança, como São Luís, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro.

O TSE registrou mais de 300 ocorrências e mais de 80 prisões durante o período de votação. Na maioria dos casos, a Justiça Eleitoral flagrou cabos eleitorais fazendo propaganda para candidatos, a tradicional boca de urna. De acordo com os dados, nenhum candidato foi preso.

Confira os prefeitos eleitos nas capitais no segundo turno:

Aracaju: Edvaldo Nogueira (PCdoB)

Belém: Zenaldo Coutinho (PSDB)

Belo Horizonte: Kalil (PHS)

Campo Grande: Marquinhos Trad (PSD)

Cuiabá: Emanuel Pinheiro (PMDB)

Curitiba: Rafael Greca (PMN)

Florianópolis: Gean Loureiro (PMDB)

Fortaleza: Roberto Cláudio (PDT)

Goiânia: Iris Rezende (PMDB)

Macapá: Clécio (Rede)

Maceió: Rui Palmeira (PSDB)

Manaus: Artur Virgilho Neto (PSDB)

Porto Alegre: Nelson Marchezan Junior (PSDB)

Porto Velho: Dr. Hildon (PSDB)

Recife: Geraldo Julio (PSB)

Rio de Janeiro: Marcelo Crivella (PRB)

São Luís: Edivaldo Holanda Júnior (PDT)

Vitória: Luciano (PPS)

Cláudio Santos quer liberar R$ 100 milhões para hospitais e Segurança Pública.


O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, anunciou a disposição para a liberação de, pelo menos, R$ 100 milhões de recursos do Judiciário para o governo do Estado pagar dívidas com diárias operacionais da Polícia Militar e mais de mil cirurgias de urgência e emergência de adultos e crianças, além da aplicação dos recursos em melhorias nos Hospitais Walfredo Gurgel e o Maria Alice Fernandes e reabrir o Hospital da Mulher em Mossoró.
O presidente destacou que irá conversar com os demais desembargadores e deputados estaduais sobre esta medida. “É dinheiro para o essencial, custeio, medicamentos, material para melhorar às condições de atendimento à população”, frisou o desembargador. O anúncio foi feito pelo dirigente do Poder Judiciário estadual durante entrevista ao telejornal RNTV 1ª Edição, da InterTV Cabugi, desta segunda-feira (31).
Cláudio Santos.

Cláudio Santos quer liberar R$ 100 milhões para hospitais e Segurança Pública.

O presidente do Tribunal de Justiça, desembargador Cláudio Santos, anunciou a disposição para a liberação de, pelo menos, R$ 100 milhões de recursos do Judiciário para o governo do Estado pagar dívidas com diárias operacionais da Polícia Militar e mais de mil cirurgias de urgência e emergência de adultos e crianças, além da aplicação dos recursos em melhorias nos Hospitais Walfredo Gurgel e o Maria Alice Fernandes e reabrir o Hospital da Mulher em Mossoró.
O presidente destacou que irá conversar com os demais desembargadores e deputados estaduais sobre esta medida. “É dinheiro para o essencial, custeio, medicamentos, material para melhorar às condições de atendimento à população”, frisou o desembargador. O anúncio foi feito pelo dirigente do Poder Judiciário estadual durante entrevista ao telejornal RNTV 1ª Edição, da InterTV Cabugi, desta segunda-feira (31).
Cláudio Santos.

UERN REAGE COM NOTA OFICIAL AO PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO RIO GRANDE DO NORTE


A UERN É O ESTADO VIVO
É com espanto e indignação que a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte - UERN toma conhecimento da declaração do presidente do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte - TJRN, desembargador Cláudio Santos, durante entrevista ao RNTV 1ª edição desta data (31/10/2016), sugerindo a privatização da UERN. A “proposta”, num improviso gerencial, não tem lastro jurídico, social nem econômico.

A UERN é um órgão estadual, criado por lei, que há mais de 48 anos vem formando pessoas nas mais diversas áreas do conhecimento, com ênfase nos profissionais para a educação básica, tanto na graduação quanto na pós-graduação.

A Universidade implementou diversas medidas para adequação de suas despesas à realidade orçamentária e financeira estadual, dentre as quais a implementação do teto salarial, racionalização de alugueis, descontinuidade de oferta de cursos em Núcleos Avançados de Ensino Superior, revisão de contratos, além de focar na captação de recursos fora do Erário Estadual, tais como convênios com a União e Entidades de Fomento.

Sugerir, por outro lado, que o Estado conceda bolsas de até R$ 1.500,00 para cada aluno, como opção ao enfrentamento do “custo” de R$ 20 milhões por mês, sem mencionar ou conhecer que a UERN conta com mais de 15 mil alunos, é um despropósito financeiro, dado que o montante ultrapassaria R$ 22,5 milhões, muito além do suposto “gasto” com a Instituição.

Nos momentos de crise, como a que ora atravessa o Rio Grande do Norte, os esforços das melhores inteligências do Estado deveriam se unir para formular soluções duradouras e viáveis para o desenvolvimento da região, e não apontar propostas mirabolantes, que apenas mascaram os graves problemas de distribuição dos recursos públicos entre os diversos Poderes e Órgãos do Estado.

PEDRO FERNANDES RIBEIRO NETO
REITOR

ALDO GONDIM FERNANDES
VICE-REITOR

COMUNIDADE ACADÊMICA

domingo, 30 de outubro de 2016

Como é que é? ETs estão tentando se comunicar com a Terra, dizem astrônomos.


Astrônomos franco-canadenses acreditam que extraterrestre estão tentando se comunicar com a Terra. De acordo com pesquisadores, há um grande número de estrelas no espaço enviando mensagens através de modulações estranhas.


De acordo com a revista Exame, o grupo de pesquisadores analisou espectro de 2,5 milhões de estrelas catalogadas no banco de dados do Sloan Digital Sky Survey, identificando 234 que 234 desses corpos estão emitindo pulsos separados de luz em um intervalo muito rápido.

Essa variação, de acordo com os cientistas, possui exatamente as características do sinal ETI (inteligência extraterrestre), conforme publicou em artigo o pesquisador Ermanno Borra.

Mas há um porém, de acordo com os mesmos pesquisadores. “Embora improvável, há também a chance de que os sinais são devido a composições químicas altamente peculiares em uma pequena fração de estrelas halo galácticas”, dizem os astrônomos, de acordo com a Exame.

Debilitado, Pelé não consegue andar nem com a ajuda de bengala.

Debilitado, Pelé não consegue andar nem com a ajuda de bengala.


O ex-jogador Pelé passa por um momento difícil. O “Rei do futebol” não está conseguindo caminhar, mesmo com a ajuda de uma bengala, segundo informou a coluna Gente Boa, do jornal O Globo.

O ídolo brasileiro não consegue se mover por poucos metros e tem bastante dificuldades para permanecer em pé.

Em 2012, Edson Arantes do Nascimento passou por uma cirurgia no quadril mal sucedida é chegou a dizer que houve erro médico, sendo submetido posteriormente por outro procedimento cirúrgico.

Homem trai esposa e é denunciado por papagaio dedo-duro.


O cachorro é o melhor amigo do homem. Já o papagaio, nem tanto. Um homem que traía a esposa com a empregada doméstica foi denunciado pela ave dedo-dura, que reproduzia os diálogos apaixonados do casal adúltero. O que parece ser um enredo de pornochanchada aconteceu na província de Hawalli, no Kuwait.

A mulher traída, que não teve o nome revelado, já suspeitava que o marido vinha pulando a cerca há algumas semanas. Antes mesmo de o papagaio abrir o bico, as desconfianças já existiam, ficando ainda mais intensas no momento em que ela percebeu que o homem ficava nervoso quando ela chegava mais cedo do trabalho sem avisá-lo. O caso foi revelado pelo jornal “Arab Times”.

A desconfiança da moça ficou ainda mais forte depois que ela começou a escutar o animal da família reproduzir frases de amor. O problema é que, segundo ela, o marido não a tratava de maneira carinhosa há algum tempo, o que reforçou as suspeitas de que algo errado acontecia debaixo do seu nariz – ou do bico da ave.

Ao ligar os pontos da história, a esposa chegou à conclusão de que a amante era a empregada doméstica, que ficava em casa com o marido enquanto ela trabalhava. O cidadão bem que tentou camuflar o affair, mas esqueceu de levar o Louro para longe do ninho de amor.

Confusão

O que seria apenas uma briga de casal quase se transformou em questão judicial. Isso porque no Kuwait, assim como em outros países do oriente médio, o adultério é crime, passível de reclusão.

Irritada com a situação, a moça chamou a polícia e relatou o ocorrido. Disse às autoridades que desejava abrir um processo judicial contra o esposo e afirmou que levaria a ave falastrona ao tribunal, como prova do crime.

A sorte do adúltero – e o azar da moça – é que a Justiça do Kuwait sinalizou que o penoso dedo-duro não poderia ser aceito como prova do crime, já que ela não teria como garantir que as frases picantes ouvidas pelo bicho realmente vieram do marido, e não do rádio ou da televisão, por exemplo.

O amante, portanto, não foi indiciado, apesar do susto. Não se sabe qual será o futuro do casal nem, em caso de divórcio, quem ficará com a guarda do papagaio linguarudo.

JUNINHO ALVES (PSD), O QUE O ESPERA EM 2017, A FRENTE DA PREFEITURA DE CARAÚBAS-RN?


É o sonho de todo novo gestor, tentar reorganizar e colocar nos eixos as finanças de uma administração, que mostrou-se que jamais conseguirá caminhar, com as próprias pernas, já que por sua vez, os repasses federais caem, com muita frequência, causando um descompasso administrativo.

Juninho Alves (PSD), prefeito eleito no último pleito de 2 de outubro, do corrente ano, já começou sua peregrinação para conhecer de perto a atual situação financeira e administrativa da Prefeitura de Caraúbas (PMC), que está atolada em inadimplências através de inúmeros convênios, que o município teve direito a desenvolver, porém diante da necessidade técnica, burocrática e administrativa, a atual gestão mostrou-se ineficaz para correr no eixo a que os benefícios exigem de um administrador.

O que se vê no atual cenário administrativo, são obras inacabadas, convênios perdidos, a impossibilidade de execução de outros e a responsabilidade de lhe dar com a péssima situação, que é jogada de presente no colo do gestor, que terá de ser um exímio coordenador de uma crise que assola todo o país, levando municípios a um caos gestacional.

"Estamos tomando conhecimento do atual cenário administrativo, a que a Prefeitura de Caraúbas se encontra e, para isso montamos uma equipe de transição, para que junto aos os atuais gestores possam serem informados a tomarem conhecimento de todo cenário financeiro, de convênios, obras acabadas e inacabadas, o que se fica em caixa, para que tenhamos, no início, como gerir a situação da cidade, levando em conta que nosso primeiro desafio, e a festa de nosso padroeiro, São Sebastião. Temos que ter destreza e habilidade para montarmos uma equipe técnica a prestar o melhor serviço a comunidade caraubense, mas temos ao mesmo tempo que ter os pés no chão, mas sonharmos com uma Caraúbas voltada para o seu povo", disse Juninho Alves.

Banco Bradesco abre seleção para Jovem Aprendiz 2017


Os jovens que querem se inserir no mercado de trabalho costumam encontrar muitas dificuldades. Existem muitas oportunidades em alguns programas do governo que auxiliam nessa fase. O programa Jovem Aprendiz Bradesco 2017 é uma dessas opções. Além de conseguirem trabalhar em um dos maiores bancos do país, ainda ganham experiência para levar para a vida toda.
Outra ponto interessante nesse programa é o estímulo à educação. O jovem só pode concorrer a uma vaga se ele estiver estudando e mantiver uma frequência alta nas aulas.
O programa Jovem Aprendiz Bradesco 2017 não é um concurso, ou seja, não existe prova. O candidato que quiser concorrer a uma vaga precisa apenas se cadastrar.
Acesse a página oficial através desse link e cadastre o seu currículo.
Lembre-se de preencher todas as informações corretamente. São essas informações que o recrutador usará para entrar em contato com você caso seja aprovado.
Do Agora RN

sábado, 29 de outubro de 2016

Começa hoje, o Campeonato lá de Janda em Mariana.

A partir das 17:20, no Sítio Mariana, em Janda, Zona Rural de Caraúbas/RN
Destaco Futebol Feminino: Mariana x Cipó.

Pessoas físicas podem financiar construções do Minha Casa, Minha Vida até 2017


Pessoas físicas poderão financiar construção de unidades do Programa Minha Casa, Minha Vida até 2017. A Portaria 539/2016, publicada hoje (28) no Diário Oficial da União, estabelece regras de transição para financiamento de construção de unidades habitacionais para pessoas físicas com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).
Até 31 de dezembro de 2017, os empreendimentos que apresentarem alvará de construção concedido até 31 de dezembro deste ano e tenham sido vistoriados ao menos uma vez pelo agente financeiro, poderão fazer contratação individual no Minha Casa, Minha Vida.
O ministro das Cidades, Bruno Araújo, informou, por meio de nota, que a medida atende às diversas manifestações realizadas no Brasil, especialmente de pequenos construtores, que alegaram preocupação com as regras estabelecidas pelo governo anterior.
“Nosso objetivo é garantir segurança jurídica para aqueles que já fizeram investimentos contando com o apoio da União. Queremos tranquilizar o setor na construção de unidades habitacionais à população, preservando a geração de empregos”, disse.
O prazo também foi estendido para a venda de unidades habitacionais do programa. Para aqueles que já possuem “habite-se” ou documento equivalente concedido pelo órgão municipal competente, a aquisição deverá ocorrer no prazo máximo de 180 dias, contados a partir da expedição do “habite-se”, dispensando a vistoria preliminar do agente financeiro do FGTS.

Brasil recicla 98% das latinhas de alumínio de bebidas



O índice de reciclagem das latinhas de alumínio de bebidas no Brasil atingiu 97,9% em 2015, com um total de 292,5 mil toneladas de latas recicladas, quase a totalidade das embalagens colocadas à venda. Os dados, divulgados hoje (28), são da Associação Brasileira do Alumínio (Abal) e da Associação Brasileira dos Fabricantes de Latas de Alta Reciclabilidade (Abralatas).
De acordo com as duas entidades, somente na coleta da latinha foram injetados cerca de R$ 730 milhões na economia brasileira. “O valor equivale a quase um milhão de salários-mínimos por ano, confirmando a importância da reciclagem para a geração de emprego e renda para os catadores de materiais recicláveis”, destacou o coordenador do Comitê de Mercado de Reciclagem da Abal, Mario Fernandez.
Segundo a entidade, a reciclagem das latinhas consome apenas 5% da energia que seria utilizada para a produção das mesmas a partir do alumínio primário, extraído da bauxita. “A economia de energia gerada nessa reciclagem atenderia à demanda residencial anual de energia de um estado como Goiás”, disse Fernandez.

FOTOS: TUMBA ONDE JESUS FOI SEPULTADO É ABERTA PELA PRIMEIRA VEZ EM SÉCULOS


201610280941441214_AFPA Edícula da Tumba, na Basílica do Santo Sepulcro, está sendo restaurada – THOMAS COEX / AFP
Como parte de um projeto de restauração, pesquisadores removeram pela primeira vez em séculos uma placa de mármore na mais interna câmara da tumba onde, segundo a tradição cristão, Jesus Cristo teria sido enterrado. Trata-se de um esforço para alcançar a superfície original onde o corpo de Jesus teria sido colocado, que está selado pelo menos desde 1.555.
Até então, historiadores acreditavam que a caverna original, identificada alguns séculos após a morte de Jesus como o túmulo do salvador para os cristãos, teria sido destruída com o tempo. Mas agora arqueólogos que acompanham as equipes de restauração dizem que testes com radares de penetração determinaram que as paredes da caverna estão de pé, a seis metros de profundidade e conectadas com o chão de pedra, embaixo de painéis de mármore no centro da Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém.
— O que foi encontrado é surpreendente — disse o arqueólogo da “National Geographic” Fredrik Hiebert, em entrevista à Associated Press.
De acordo com a crença cristã, o corpo de Jesus Cristo foi colocado numa “cama funerária”, algo como uma prateleira escavada na parede lateral de uma caverna calcária, após a sua crucificação pelos romanos, por volta do ano 30 ou 33 d.C. De acordo com a tradição, um grupo de mulheres foi ungir o corpo três dias após o enterro, e o corpo não estava mais lá, pois Jesus havia ressuscitado.
Dados históricos indicam que o local está selado pelas placas de mármore pelo menos desde 1.555, mas provavelmente o revestimento foi colocado séculos antes.
201610271623029124_AP-1Foto mostra o momento quando a placa de mármore foi removida – Dusan Vranic / AP
— A cobertura de mármore foi puxada para trás, e nós fomos surpreendidos pela quantidade de material de preenchimento abaixo dela — disse Hiebert. — Será uma longa análise científica, mas finalmente seremos capazes de ver a superfície de pedra original onde, segundo a tradição, o corpo de Cristo foi colocado.
Abaixo do material de preenchimento, os cientistas revelaram algo inesperado: outra placa de mármore. Segundo Hiebert, esta segunda laje, cinza e com a gravura de uma pequena cruz, deve ter sido colocada no século XII. A peça está rachada ao meio e possui uma camada esbranquiçada na parte de baixo.
— Eu não acredito que seja a rocha original — disse Hiebert. — Nós ainda temos mais trabalho a fazer.
Os trabalhos de restauração estão sendo realizados na pequena estrutura localizada no centro da Basílica do Santo Sepulcro, conhecida como Edícula da Tumba, reformada pela última vez em 1810, após um incêndio dois anos antes. Trata-se do local mais sagrado do cristianismo. No século II, o imperador romano Adriano ordenou que o local, indicado como a sepultura de Jesus, fosse aterrado e nele fosse construído um templo dedicado a Vênus.
201610280941581216_AFPFoto mostra a entrada da Edícula da Tumba na Basílica do Santo Sepúlcro – THOMAS COEX / AFP
Dois séculos depois, o imperador Constantino decretou o fim da perseguição contra os cristãos e, em 326, sua mãe, Helena, visitou Jerusalém para encontrar os locais associados aos últimos dias de Jesus, e identificou o local da crucificação e a tumba, onde foi construída uma igreja substituindo o templo de Adriano. Ao longo dos séculos, ela foi destruída e reconstruída diversas vezes, até o século XIV, quando ela passou a ser administrada por monges católicos e ortodoxos.
— Nós estamos num momento crítico para reabilitação da Edícula — disse Antonia Moropoulou, que lidera o time de cientistas da National Technical University que está restaurando a estrutura, em entrevista à “National Geographic”. — As técnicas que estamos usando para documentar este momento único vão permitir ao mundo estudar nossas descobertas como se eles estivessem na tumba de Cristo.
As comunidades cristãs responsáveis pela basílica deram aos pesquisadores um período de apenas 60 horas para escavações na parte interna da Edícula. Depois disso, a equipe de restauração terá que selar firmemente o núcleo do túmulo antes dos trabalhos de reforço, para evitar que materiais se infiltrem na tumba considerada sagrada.

APP NO CELULAR PODERÁ DAR DESCONTO DE ATÉ 40% EM MULTAS DE TRÂNSITO

Fiscal da CET multa caminhão na Marginal (Foto: Filipe Araújo/ Agência Estado)
O Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) lançará na próxima terça-feira (1º) um aplicativo para smartphones que dará desconto de até 40% em multas de trânsito para os usuários.
Quem instalar o app e se cadastrar fará parte do novo Sistema de Notificação Eletrônica (SNE) de multas, regulamentado pelo Conselho Nacional de Trânsito (Contran) em setembro.
Para que o benefício funcione, é preciso que os órgãos de trânsito passem a fazer notificações eletrônicas.
Não existe um prazo para cada estado ou município adotar o sistema.
Primeiros a aderir
Os Detrans de Santa Catarina e de Minas Gerais, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Polícia Rodviária Federal serão os primeiros órgãos a emitir esse tipo de multa.
De acordo com o Ministério das Cidades, os demais Detrans estaduais e órgãos ainda “estão se adequando para adesão”.
Com recurso, não há desconto
Segundo o governo, a modernização tem como objetivo agilizar o processo de notificação, que atualmente é feito por meio de cartas. Caso opte pelo sistema eletrônico, o cidadão não receberá mais a carta de notificação da infração e nem a multa pelos Correios.
O desconto, porém, só será possível se o motorista não apresentar defesa prévia, nem recurso, reconhecendo o cometimento da infração.
O abatimento de 40% vale em qualquer fase do processo, com pagamento até a data de vencimento, assim como ocorre atualmente, mas com desconto de apenas 20%.
Com o novo valor de punições, que entra em vigor também em 1º de novembro, uma infração média poderá custar apenas R$ 78,10, em vez de R$ 130,16 do valor “cheio”.
Já uma infração grave, que subirá para R$ 195,23, custará R$ 117,14 com o desconto de 40%, enquanto a gravísssima ficará em R$ 176,08, em vez de R$ 293,47.
O app estará disponível para os sistemas operacionais Android e iOS e poderá ser baixado na Google Play e na Apple Store.
O sistema não prevê notificações por e-mail ou SMS no celular, como previsto anteriormente na resolução 622 do Contran.
Multas mais pesadas
As infrações de trânsito cometidas a partir do próximo dia 1º terão penalidades mais pesadas. O aumento das multas, anunciado em maio último, será de até 66%, e os valores irão de R$ 88 (infração leve) a R$ 293,47 (gravíssima).
Algumas infrações serão agravadas: usar o celular ao volante, por exemplo, que é enquadrado como “dirigir com apenas uma das mãos”, passará de grau médio para gravíssimo.
Veja o que mudará nos valores de multas a partir de 1º de novembro:
Infração leve
– De R$ 53,20 para R$ 88,38 (aumento de 66%)
Exemplos: parar sobre a faixa de pedestres ou calçada, usar a buzina em local ou horário proibidos pela sinalização.
Infração média
– De R$ 85,13 para R$ 130,16 (aumento de 52%)
Exemplos: transitar em horário ou local proibidos (o “rodízio” em São Paulo, por exemplo), dirigir com o braço para fora, farol ou lanterna queimados.
Infração grave
– De R$ 127,69 para R$ 195,23 (aumento de 52%)
Exemplos: estacionar sobre faixa de pedestres ou ciclovia, não dar seta, conduzir o veículo em mau estado de conservação (pneu careca, por exemplo).
Infração gravíssima
– De R$ 191,54 para R$ 293,47 (aumento de 53%)
Exemplos: falar ou manusear celular ao volante, estacionar em vagas reservadas para deficientes e idosos, dirigir sem carteira de habilitação, disputar racha (multiplicada por 10), forçar a ultrapassagem em estradas (multiplicada por 10) e recusar fazer o teste do bafômetro (multiplicada por 10).
AUTO Esporte

“Precisa ser investigado”, afirma especialista em segurança sobre trote do cadáver em Apodi

(Foto: Divulgação / PM RN)

O trote que movimentou as polícias Civil e Militar, no início da noite de quinta-feira (27) em Apodi, precisa ser investigado para que outras pessoas não repitam o erro. A orientação é do especialista em segurança pública, Ivenio Hermes.

A polícia vai ter que fazer um inquérito para saber o que foi que aconteceu, tentar descobrir quem foi essa pessoa que fez essa brincadeira de mal gosto. Um caso desse é um caso que precisa ser investigado para que outras pessoas não sigam nessa linha”, afirmou o estudioso, durante entrevista ao programa ‘SOS Polícia’, na rádio Luta FM.

Segundo Ivenio Hermes, a atitude de quem praticou o trote é considerada um crime. O ato prejudicou tanto o trabalho da polícia, quanto a sociedade, que deixou de ser assistida pelos agentes de segurança naquele momento.

“Enquanto a polícia está se deslocando para uma atividade, que inexiste, outras pessoas precisando realmente da polícia estão deixando de ter o serviço prestado”, destacou ele.

“Ao invés de investigar um homicídio real, a polícia agora vai tentar investigar quem está fazendo este tipo de brincadeira, e isso faz com que o esforço da polícia, que já é gigantesco, vá ser direcionado para outros crimes, outros casos de menor necessidade”, concluiu Ivenio Hermes.
(Foto: Arquivo Pessoal)

Entenda o caso

Policiais militares e civis de Apodi foram acionados para averiguar uma denúncia sobre a existência de um cadáver humano no bairro Bacural I, na zona oeste da cidade. Ao chegarem no local, perceberam que se tratava de um trote.

De acordo com a Central de Operações da PM, ao invés de um corpo, os policiais encontraram um boneco feito de pano, vestido com um macacão azul para simular uma pessoa.

Tumba de Jesus Cristo é aberta pela primeira vez em 461 anos.


Pela primeira vez desde 1555 a placa de mármore que sela o que, segundo a tradição Cristã, seria o sepulcro de Jesus foi retirada do lugar. A remoção faz parte de um projeto de restauração e reforço da Edícula, câmara construída em cima do lugar onde Cristo teria sido sepultado e ressuscitado, na Basílica do Santo Sepulcro, em Jerusalém. O santuário é um dos mais antigos e mais importantes do Cristianismo.


O objetivo dos arqueólogos é chegar à caverna onde o corpo de Cristo teria sido colocado após a crucificação. Por anos, especialistas acreditavam que o local estava destruído. No entanto, uma varredura por radar mostrou que a gruta estava íntegra, com profundidade de 1,28m (6 pés).
Tumba sagrada.

sexta-feira, 28 de outubro de 2016

Nação, hoje dia 28 de Outubro, é dia do Flamenguista!




Dia do Flamenguista é comemorado anualmente em 28 de outubro, no Brasil.
torcida do Flamengo, time carioca de futebol, é uma das mais fortes e organizadas. A representação do Flamengo no Rio de Janeiro é tão presente que a torcida flamenguista foi tombada como um Bem Cultural da Capital Carioca, ganhando o prêmio "Torcida de Ouro" do Campeonato Brasileiro de 2007, entregue pela Confederação Brasileira de Futebol - CBF.

Origem do Dia do Flamenguista

Dia do Flamenguista é comemorado em 28 de Outubro por ser este o dia do padroeiro do time, São Judas Tadeu, conhecido por ser o "santo das causas impossíveis".
Todos os anos, o time faz uma missa na capela da São Judas Tadeu, na sede do Flamengo no Rio de Janeiro, com a presença de todos os jogadores, torcedores e dirigentes do time.
"Dia do Torcedor Flamenguista" foi instituído pelo Decreto de Lei nº 4679, de 15 de Outubro de 2007, pelo prefeito César Maia, com base na proposta do vereador Jorge Mauro.
A data já faz parte do calendário oficial da cidade do Rio de Janeiro.
Da equipe do site oficial do Flamengo
Comunicação Flamengo
Foto: Marcia Feitosa (VIPCOMM)
Como foi o seu dia de flamenguista - Desfilou com o Manto Sagrado? Fez uma prece para São Judas? Almoçou com os amigos rubro-negros? Amanheceu ansioso com o jogo de logo mais, em Minas Gerais?

Feliz Dia do Servidor Público


Dia do Servidor Público é celebrado anualmente em 28 de outubro.
Também conhecido como Dia do Funcionário Público, esta data não é um feriado nacional, mas sim um ponto facultativo, ou seja, os profissionais do serviço público não são obrigados a gozar de folga.
A data celebra o profissional que trabalha nas mais variadas áreas do Poder Público, seja em hospitais, escolas, escritórios e demais repartições públicas.
Existem três principais tipos de servidores públicos: municipal, estadual e federal.
Os servidores municipais pertencem à Prefeitura de uma cidade; os estaduais ao Governo de um estado e os federais são subordinados à União da República. Os salários dos servidores públicos são pagos com o dinheiro dos Cofres Públicos.
No Brasil, ser servidor público é sinal de estabilidade financeira para muitas pessoas, pois não podem ser dispensados facilmente de seus cargos depois de consolidado o período de estágio probatório.
Para entrar no serviço público, normalmente, o cidadão deve participar de um concurso público ou processo seletivo e ser aprovado.
No Brasil ainda se comemora o Dia do Funcionário Público Aposentado, em 17 de junho.

Origem do Dia do Servidor Público

O Dia do Servidor Público surgiu através do Conselho Federal do Serviço Público Civil, homenageando a criação das leis que regem os direitos e deveres dos servidores públicos - Decreto Lei nº 1.713, de 28 de outubro de 1939.
O que motivou a criação da data pelo Conselho, em parte, foi a fundação do Departamento Administrativo do Serviço Público do Brasil, em 1938.
Na maioria dos estados e municípios brasileiros, o Dia do Servidor Público é considerado facultativo para os profissionais da área.
Assim, o artigo 236 da lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, determina que 28 de outubro é oficialmente o Dia do Servidor Público no Brasil.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...