O governo federal determinou que a transmissão do sinal analógico será suspensa daqui a um ano nas 28 cidades da região metropolitana de São Paulo. Esse é o período para a implantação da TV Digital, que possui melhor definição de áudio e imagens.
Apesar do prazo fixado, o governo garante que não irá desligar o sinal analógico sem que o digital chegue a pelo menos 93% das residências.
“Eu tô falando em ir além dos 93%, ou seja, nós queremos trabalhar em um cenário ideal definindo eventuais políticas específicas para atingir o mais próximo dos 100% possível”, disse o ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini.
“Bem mais nítido. Dá pra assistir o jogo com mais qualidade e esse é um perrengue, né?!”, disse o advogado Marcos Celeste.Atualmente, de cada 3 famílias que estão na região metropolitana, uma ainda depende do sinal analógico. Quem ainda recebe este sinal passará a ver uma letra “a” no canto da tela.
As televisões antigas, de tubo, também vão receber o sinal digital, mas precisam de um adaptador, um conversor digital. Com isso, aqueles famosos chuviscos irão sumir. A transmissão do sinal digital é gratuita.
O gerente de loja Antônio Sérgio Oliveira de Paula diz que o preço do conversor diminuiu. “Ele quando saiu nas lojas era 1500 reais, hoje custa 89 reais, você acha aí até 120”, disse.
Já o professor da politécnica da USP, Marcelo Zuffo, ressalta a qualidade da transmissão e fala que o país tem mais de 100 milhões de televisões de telas planas. “Uma qualidade de áudio indiscutível, interatividade. Tudo isso era impensável quando a gente começou a desenhar essa tecnologia há dez anos atrás. Hoje nós temos mais de cem milhões de televisores de tela plana recebendo o sinal digital no Brasil.É um dos casos mais fantásticos no mundo de penetração da tv digital tão rápido e com tanta qualidade”, disse.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.