Bons hábitos de leitura oferecem benefícios à saúde
A leitura é uma excelente forma de expandir os horizontes, entrar em contato com culturas diferentes, aprender novas habilidades e é uma ótima forma de relaxar no final do dia. Mas novos estudos apontam que os benefícios de ler regularmente vão além das melhoras pessoais: segundo The Reading Agency, uma ONG inglesa que trabalha com programas de incentivo à leitura, esse hábito regular pode diminuir a probabilidade do indivíduo desenvolver doenças relacionadas a níveis altos de stress, além de demência e depressão.
Uma pesquisa feita pela mesma organização também apontou que de 1.500 adultos entrevistados, 76% dizem que ler melhora suas vidas e faz eles se sentirem bem, reforçando a afirmação de Sue Wilkinson, CEO da The Reading Agency que: “pessoas que leem regularmente são mais satisfeitas com a vida, mais felizes e mais prováveis de sentirem que as coisas que fazem na vida valem a pena”. Além disso, a leitura também pode ajudar no crescimento pessoal do indivíduo.
Segundo a doutora Josie Billington, do Centro de Pesquisa de Leitura da Universidade de Liverpool: “A leitura pode oferecer modelos de experiência mais ricos, abrangentes e complexos, que permitem que as pessoas visualizem suas próprias vidas através de uma perspectiva revigorada e com uma compreensão renovada”. Esse ponto explica porque muitas vezes, ao terminar um livro bom, se tem a sensação que a sua vida mudou, ou que a sua perspectiva sobre algo foi modificada.
Apesar de a leitura às vezes ser considerada uma atividade antissocial, estudos apontam que ela traz benefícios à sociedade de um modo geral, pois além de gerar indivíduos com nível maior de educação, Wilkinson também ressalta que a leitura ajuda a aumentar a empatia e o apoio social. Ela explica: “A leitura possui o poder enorme de te fazer enxergar as coisas do ponto de vista de outra pessoa. Ler sobre pessoas diferentes de você, que vêm de outras culturas, por exemplo, pode te ajudar a entender suas perspectivas e corrigir preconceitos anteriores. Além de reforçar a boa vontade e habilidade de comunicar- se com os outros, a leitura ajuda a promover respeito e tolerância por outros pontos de vista”.
Apesar das inúmeras pesquisas que apontam os benefícios que a leitura traz ao corpo e à mente, muitas pessoas ainda têm resistência para abrir um livro, mas Billington e Wilkinson apontam que não é necessário dedicar muito tempo da sua rotina para poder receber esses benefícios. Uma das dicas de Wilkinson é a leitura de materiais que você gosta, com temáticas que vão te manter interessado, não precisando necessariamente ser grandes obras da literatura. Billington também ressalta que não é necessário ter o hábito da leitura diariamente, mas que um estudo realizado pela Quick Reads apontou que 20% dos adultos que liam por pelo menos 30 minutos por semana já se sentiam melhores e mais felizes.
As pesquisadoras também ressaltam a importância de estabelecer desafios a si mesmo – como ler obras de não-ficção para alguém que só lê ficção – para manter o seu cérebro engajado e interessado e só ler algo se você estiver gostando. Não adianta insistir na leitura de um livro se você não está tendo uma experiência prazerosa. Com tantos benefícios mentais, físicos e emocionais, além da vasta opção de obras disponíveis, não faltam motivos para você começar um novo livro e integrar esse hábito à sua vida.
Portal Pop
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.