Correr de forma sadia está relacionado a encontrar um equilíbrio. O treino e o estilo
de vida devem ser sustentáveis no longo prazo para que as coisas se encaixem
Correr de forma sadia está relacionado a encontrar um equilíbrio. O treino e o estilo de vida devem ser sustentáveis no longo prazo para que as coisas se encaixem. Confira abaixo três dicas importantes para que a sua corrida evolua de forma progressiva e saudável.
Devagar se vai longe
Muitos corredores são ansiosos ao extremo em atingir metas, principalmente no que diz respeito as provas longas. É muito importante passar progressivamente de uma distância a outra de forma crescente, isto é, sair dos 5km, passar pelos 10km, depois 21km e por último chegar aos 42. Não dá pra começar pela maratona para depois passar para as distâncias menores. Dentro do processo da corrida, devemos começar pelo menos para atingir o mais.
Respeite os treinos leves
Talvez um dos erros mais comuns entre os corredores seja correr rápido demais no treino regenerativo. Se você acelera demais em um dia planejado de treino leve, provavelmente estará um pouco mais cansado para o seu próximo treino mais duro. E isso pode se tornar um ciclo em que os seus dias de descanso são feitos em ritmo tão acelerado que a qualidade dos seus treinos rápidos começa a cair. Acarretando em treinos e provas medíocres. Da mesma maneira que é preciso ter disciplina para encarar aquela série intervalada e terminar acelerando, é preciso treinar leve mesmo quando você está se sentindo muito bem.
Correr a mais não é correr melhor
Correr alguns quilômetros a mais no final do seu treino pode ser um daqueles atalhos que te levam a um beco sem saída. “Mas hoje eu estava me sentindo bem”, “É que eu quero ganhar confiança”, “Mas foi só um pouquinho”. Suas desculpas podem até te convencer, mas o excesso de corrida acaba gerando um efeito contrário ao esperado. Uma planilha bem estruturada obedece a uma série de variáveis, importantes para a sua evolução. Quando você ultrapassa os limites impostos, sua recuperação pode ficar comprometida. E aí você fica mais cansado para o próximo treino, aumentando os riscos de se machucar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.