HOSPITAL MUNICIPAL DE NATAL DR. NEWTON AZEVEDO TEM 80 LEITOS E COMEÇOU A FUNCIONAR ÀS 19H.
A tarde foi de festa para a população natalense, que ganhou ontem (18) seu primeiro Hospital Municipal. A nova unidade de saúde da cidade está instalada onde funcionava o antigo Hospital Médico Cirúrgico. No total foram investidos R$ 200 mil reais para adequação e reforma do prédio.
A cerimônia de inauguração começou por volta das 15h, com apresentações culturais. No local, gente de todas as partes da cidade, autoridades e políticos, todos em sintonia com os discursos proferidos do palanque montado para a festa.
Antes de subir ao palco, em comitiva pelos corredores do Hospital, o prefeito Carlos Eduardo (PDT), ao lado do secretário Municipal de Saúde, Luiz Roberto Leite Fonseca apresentou as instalações da nova unidade de saúde ao ministro da Saúde, deputado Marcelo Castro (PMDB-PI).
No palanque, secretário municipal de saúde foi o primeiro a falar. Em seu discurso ele relatou a luta e os desafios para aquisição da unidade médica. "Hoje o sonho se torna realidade", disse.
Em seguida, discursou Newton Azevedo Neto, neto do patriarca da Família Azevedo, a qual o hospital leva o nome. Em seu pronunciamento de agradecimento, ele falou do avô, relatou ensinamentos e destacou a importância do doutor Newton Azevedo na medicina. "Com certeza ele merece o que está acontecendo hoje aqui", acrescentou.
Newton Azevedo Neto, que cursa medicina na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, agradeceu a homenagem em nome da família. "Essa gratidão é imensa e eterna. Vale em nome de toda família Azevedo".
Um dos momentos mais aguardado foi o discurso do ministro da Saúde, Marcelo Castro, que oficialmente habilitou o hospital para receber verbas do Governo Federal. “Estamos inaugurando, está funcionando, mas até então não estava habilitado no Ministério da Saúde”, disse. “Mas agora vamos habilitar para também custearmos as despesas”, completou.
Entre palmas e agradecimentos, o ministro falou também sobre os casos de microcefalia. Ele deu recomendações, detalhou ações do Governo Federal e ressaltou que esse é um “mutirão nacional”. “Precisamos contar com o apoio de toda a população brasileira. O único caminho que resta é combatermos o mosquito”, destacou.
O prefeito da cidade, Carlos Eduardo, foi o último a discursar. Ele agradeceu a todos os envolvidos na realização da obra e fez questão de atribuir o feito à Secretaria Municipal de Saúde. “Passamos mais de um ano acompanhando a obra, foram várias visitas, inclusive ontem, e eu atribuo esta grande realização a nossa Secretaria de Saúde”.
O ministro do Turismo, Henrique Eduardo Alves (PMDB) também esteve presente na cerimônia. Além do ministro, esteve presente a senadora Fátima Bezerra (PT), o senador Garibaldi Alves (PMDB), entre outros deputados Federais e Estaduais do RN.
O secretário estadual de Saúde, Ricardo Lagreca e a diretora do Hospital Municipal Newton Azevedo, Cecília Picinin também estiveram presentes.
A diretora conversou com a imprensa e afirmou que em fevereiro a unidade de saúde está funcionando completamente. “Estamos esperando chegar alguns equipamentos do centro cirúrgico e acreditamos que daqui para o final de janeiro ou comecinho de fevereiro estaremos operando de forma completa”.
Cecília Picinin relatou que o Hospital conta aproximadamente 300 profissionais. “A gente teve todo o cuidado também de não só chamar do processo seletivo esses profissionais de nível superior e nível médio. Tem o pessoal que tivemos de terceirizar, como os maqueiros, os que trabalham na higienização, segurança”, explicou.
O custo para manter os serviços na unidade de saúde é de aproximadamente R$ 2 milhões por mês.
O Hospital Municipal de Natal Dr. Newton Azevedo tem 80 leitos, sendo dez de Terapia Intensiva, cinco de psiquiatria, oito de pediatria clínica, 35 de clínica médica e 22 de clínica cirúrgica. A unidade hospitalar contará com atendimento em ortopedia clínica, pronto atendimento adulto e infantil 24 horas.
ontem (18) começaram a serem oferecidos os serviços de pediatria e UTI. O secretário municipal de Saúde confirmou que próxima semana, se inicia o serviço clínico de adulto. “Achamos mais prudentes não fazermos as duas transferências ao mesmo tempo porque seriam duas acessibilidades diferentes para a população”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.