O final de ano é marcado pelos excessos na alimentação. Entre as promessas mais frequentes estão a perda de peso, prática de exercícios e adoção de hábitos saudáveis
Começar a praticar exercícios físicos é uma das resoluções de fim de ano mais comuns(Foto: Reuters)
O final de ano é marcado pelos excessos na alimentação, mas também por momentos de reflexão, balanço do ano que passou e escolha de novos projetos ou desejos para o novo ano que se inicia.
Entre as promessas mais frequentes estão perder peso e começar a praticar um exercício físico. Para trilhar este caminho, é fundamental escolhermetas possíveis, manter o foco e a motivação, evitando desistir durante o processo.
Escolha imagens/fotos de seus desejos ou objetivos para 2016, copie no seu celular/tablet/computador ou imprima e cole em um local para sempre ser lembrado e não perder o foco e a motivação.
Promessas para um estilo de vida saudável:
1 - Reduzir o consumo de sal, açúcares e gorduras: Para reduzir o consumo de sal evite: embutidos, enlatados, defumados, salgadinhos/snacks, sopas ou temperos industrializados, molhos prontos e retire o saleiro da mesa. Reduza a ingestão de doces, sucos industrializados (já adoçados). Diminua o tamanho das porções e aumente a ingestão de frutas
Evite preparações gordurosas (com queijos/creme de leite/ manteiga) ou frituras. Dê preferência a preparações no forno, assadas, grelhadas, no vapor e cozidas.
2 - Não ficar muito tempo sem se alimentar e não pular refeições: A fome aumenta muito quando ficamos muito tempo sem nos alimentar. Chegamos às refeições querendo comer alimentos que nos dão prazer, mais fáceis para mastigar, mais cremosos e colocamos no prato preparações mais gordurosas e em maior quantidade do que precisamos. Somos menos seletivos e críticos comendo demais.
Comer com regularidade possibilita escolher melhor os alimentos, reduzindo os impulsos e escolhas inadequadas das preparações. Faça de 5 a 6 refeições ao dia.
3 - Não praticar exercício físico em jejum: Ficar em Jejum favorece a perda de massa muscular; o corpo se adapta a estocar gordura e reduz o metabolismo para sobrevivência; diminui a capacidade cognitiva; reduz o estado de alerta; aumenta o risco de fadiga e diminuição da performance.
Trocar alimentos integrais pelos refinados deve ser uma das promessas de ano novo (Foto: Getty Images)
4 - Evitar as dietas da moda e organizar o seu programa alimentar: Após as festas devemos retomar a rotina de atividade física e o controle alimentar, reorganizar a alimentação, mas sem fazer dietas radicais ou restritivas, pois não conseguimos manter por muito tempo e podem acarretar carências nutricionais e diminuir a energia/performance durante os treinos. Não existe alimento mágico, dieta ou treino milagroso.
5- Substituir alimentos refinados por integrais: Os alimentos integrais preservam a integridade de seus nutrientes, são mais nutritivos do que os refinados, possuindo maior quantidade de fibras, vitaminas (principalmente do complexo B) e minerais (fósforo, ferro); promovem mais saciedade, contribuem para regularização intestinal e prevenção\ tratamento de doenças (ex: constipação, câncer de intestino, diabetes...)
6 - Organizar a alimentação e criar uma rotina alimentar e prática esportiva: Para manter o peso adequado ou reduzir o peso adquirido no último ano é preciso organização do programa alimentar. A organização vai desde a compra dos alimentos, programação do que vai comer no dia e na semana, ter alimentos disponíveis na bolsa/ mochila/ gaveta. Programe-se para repor seus estoques e mantenha a rotina alimentar e da prática esportiva.
7 - Aumentar o colorido do prato e a variedade alimentar: Quanto maior variedade alimentar maior a diversidade de nutrientes (vitaminas, minerais, fibras), proteção do sistema imunológico, manutenção da saúde e prevenção de doenças
SAIBA MAIS
8 - Controlar o ambiente e evitar as tentações: Evite ter alimentos que te causam descontrole ou estimulam a comer demais. Prefira pequenas porções e embalagens menores
9 - Manter os seus objetivos, não perder o foco: Se errou, não resistiu e saiu da dieta, retome o controle e a organização. Não é uma saída da dieta que colocará tudo a perder. A alimentação deve ser acessível, ter variedade, equilíbrio, moderação e prazer para o funcionamento adequado do organismo e manutenção da saúde.
10 - Praticar exercício físico regularmente: Fazer exercício físico não é opção, opção é a escolha da modalidade! Segundo a OMS para promoção da saúde é preciso fazer 150 minutos por semana de exercício físico. Para tratamento da obesidade são necessários 300 minutos semanais (5 horas por semana).
Mexa-se! Fique mais ativo e faça atividade física programada. Escolha atividades que tenha prazer e experimente novas modalidades
Que nossas promessas se concretizem!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.