terça-feira, 1 de novembro de 2016

Novembro Azul, doenças que mais afetam os homens.

Foto: Thinkstock
Os cuidados com a saúde são subestimados por grande parte dos homens, que normalmente não se preocupam em fazer os exames de rotina. Esse costume, associado a maus hábitos como beber pouca água, ficar exposto a baixas temperaturas, ingerir bebidas alcoólicas e fumar aumentam as chances de os homens desenvolverem doenças diversas.
O secretário do departamento dientífico deuUrologia da APM (Associação Paulista de Medicina), Flávio Guilherme Arêas, listou as principais doenças que atingem os homens e explicou como tratá-las e preveni-las.
Câncer de próstata
O que é: O câncer de próstata é uma doença assintomática, que só pode ser detectada por meio dos exames de rotina. É o segundo tipo de câncer que mais mata homens em todo o mundo, perdendo apenas para o câncer de pulmão. Segundo o especialista, um em cada 35 homens morrem em decorrência da doença e, a cada ano, no mínimo 70 mil novos casos são descobertos.
Tratamento: O paciente diagnosticado com câncer de próstata em fase inicial pode passar por sessões de radioterapia, com o intuito de eliminar o tumor; há também o tratamento cirúrgico, que é a remoção do órgão. Quando o homem descobre a doença em um estágio avançado, ou seja, se ela já se espalhou por outros órgãos, não há tratamento que apresente eficácia
Como prevenir: Não há formas de prevenção, por isso é tão importante fazer os exames periódicos anualmente. Se a doença for descoberta ainda em estágio inicial, as chances de cura são de até 90%.
HBP (Hiperplasia Benigna de Próstata)
O que é: a HBP é uma doença que faz com que a próstata aumente, fazendo com que em menor quantidade, mas muitas vezes ao dia. Normalmente, o problema atinge homens com 60 anos ou mais, mas há exceções. A doença é silenciosa, o único sintoma aparente é a dificuldade de urinar, uma vez que, a próstata aumentada comprime a uretra, por onde passa a urina.
Como prevenir: De acordo com Arêas, a doença não tem prevenção, pois é um problema genético. Por isso, os exames de rotina ajudam a detectá-la mais cedo para que possa ser tratada.  

Tratamento: O primeiro tratamento é o medicamentoso, indicado para o paciente que está com a próstata em torno de  60 g a 80 g. Se ele não responder à medicação, pode ser feita uma cirurgia de modo pouco invasivo pelo canal da uretra, onde um aparelho tem a função de desobstruir o canal, explicou o médico. Em casos de crescimento exacerbado como 200 g ou 300 g, a próstata crescida — que fica “acoplada” ao órgão original — é retirada por método cirúrgico.
— É como tirar um gomo de uma mexerica. A próstata vai continuar lá, só o crescimento que é retirado pela cirurgia
Impotência sexual
O que é: A impotência sexual é a dificuldade de ter ou manter uma ereção a ponto de fazer sexo. As causas podem ser orgânicas — como doenças coronárias, diabetes ou doenças sistêmicas ligadas à obesidade — ou psicológicas, mais comuns em jovens. O especialista explica que ansiedade, depressão e preocupações podem afetar diretamente na vida sexual de um homem
Como prevenir: Fazer exercícios físicos, manter uma dieta regulada, cuidar da diabetes, do coração e da obesidade. Tentar respeitar tempos de estresse antes de procurar um remédio

Tratamento: 
Nos casos psicológicos, a solução é tratar o problema com terapias ou medicamentos indicados por um psicólogo ou psiquiatra. Já para tratar os demais casos, há medicamentos via oral, como o viagra. Se o problema não for resolvido, os médicos partem para o tratamento injetável da medicação no pênis. E, em último caso, recorre-se para as próteses penianas
Diabetes 
O que é: O diabetes é o aumento das taxas de glicemia no sangue, ocasionados pela incapacidade do pâncreas de produzir insulina em quantidade suficiente. É a insulina que baixa o índice glicêmico no sangue, uma vez que permite que o açúcar penetre nas células.
Como prevenir: A diabetes ocorre também por fatores genéticos, mas há hábitos do dia a dia que podem ajudar a evitar que a doença se manifeste. Ter uma dieta balanceada, praticar exercícios físicos e evitar comidas gordurosas são boas formas de cuidar da saúde e prevenir o desenvolvimento da diabetes.
Tratamento: Os tratamentos para a diabetes se resumem à mudança de hábitos como prática de exercícios físicos e dieta sem adição de açúcar. A glicemia deve ser controlada constantemente pelo aparelho e, de acordo com as recomendações de um endocrinologista, o paciente pode precisar fazer aplicações de insulina durante o dia
Obesidade
O que é: A doença se dá pelo acúmulo excessivo de gordura corporal, e é medida pelo IMC (Índice de Massa Corporal). Pessoas com IMC superior a 30 kg/m². Normalmente está atrelada a colesterol e triglicérides altos, além de contribuir para o aumento da pressão arterial e aumentar as chances de ter problemas cardiovasculares e diabetes.
Como prevenir: Manter uma dieta balanceada e exercícios físicos são a melhor forma de evitar a obesidade.
Tratamento: Mudança de hábitos alimentares e prática de exercícios físicos são as medidas que mais contribuem com o emagrecimento. Para casos extremos, especialistas recomendam a cirurgia bariátrica. No entanto, a medida só vai ser permanente se o paciente cuidar da alimentação e do estilo de vida.
Doenças cardiovasculares
O que são: São problemas que afetam diretamente o sistema circulatório, prejudicando vasos sanguíneos e o coração. Na maioria das vezes, são causadas por pressão alta, sedentarismo, tabagismo, obesidade ou diabetes.
Como prevenir: Fazer exames de rotina anualmente, manter uma dieta equilibrada, beber bastante líquido e fazer atividades físicas. Além disso, não fumar, manter o peso ideal e o colesterol em níveis adequados são medidas essenciais para evitar as doenças cardiovasculares.
Tratamento: É necessário procurar um cardiologista para entender as causas do problema e receber o tratamento adequado. No entanto, normalmente, recomendam uma mudança de hábitos alimentares e exercícios físicos, além de medicamentos.
Pedra nos rins
O que é: Formadas por cristais presentes na urina, as pedras nos rins têm como principais sintomas dores súbitas e intensas na região da lombar.

Como prevenir: 
O urologista André Guilherme Cavalcanti explica que uma dieta rica em proteínas e sódio, associada à baixa ingestão de líquidos, é um dos principais fatores que desencadeiam a doença. Para prevenir, beba no mínimo 2,5 litros de água por dia e evite alimentos com grandes quantidades de sódio.
Tratamento: O tratamento pode ser à base de medicamentos ou, em casos mais graves, processos cirúrgicos.
Do R7

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...