Se existe uma região brasileira que, sem sombra de dúvidas, combina com o verão, é o Nordeste. Composta por nove estados — Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe —, ela oferece um sem fim de praias, paisagens de tirar o fôlego, muita cultura e opções de viagem para agradar até os visitantes mais exigentes.
E aí, caro leitor, você já pensou em embarcar para o Nordeste brasileiro? Pois nós aqui do Mega Curioso reunimos as principais atrações de cada estado para você conferir e se inspirar. Veja e tente resistir à tentação de ir voando para qualquer dos lugares que selecionamos para você:

1 – Alagoas

Famoso por suas paisagens paradisíacas, praias de águas verdinhas e azuis cheias de coqueiros e jangadas coloridas, o litoral de Alagoas conta com uma variedade de atrativos para todos os gostos. Confira a seguir quais são as opções mais ilustres:

Praia do Francês

O município de Marechal Deodoro oferece opções de turismo cultural, além de praias espetaculares, como a do Francês. Além de bares, restaurantes e atrações turísticas, o local possui piscinas naturais belíssimas protegidas por arrecifes de corais.

Maragogi

Maragogi dispensa apresentações. A imagem acima é o retrato perfeito do paraíso. Já se imaginou sentado na beira dessa praia maravilhosa, debaixo de um coqueiro e tomando uma água de coco bem gelada? Para melhorar, um mergulho com snorkel ou cilindro para observar os peixes nas Galés, conjunto de piscinas naturais que justifica o nome da região: Costa dos Corais.

Pajuçara

Localizado em um dos bairros nobres de Maceió, capital do Alagoas, Pajuçara é um dos destinos preferidos dos turistas da região. O lugar tem diversas redes de hotéis famosas, além de uma interessante feirinha de artesanato.

Paripueira

Na região metropolitana de Maceió, Paripueira se destaca por conta das belíssimas praias e piscinas naturais próximas ao litoral. É nessa região que encontramos o peixe-boi, espécie em extinção protegida pelo Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi.

Praia do Gunga

Rodeada por um grande coqueiral, a Praia do Gunga, em Barra de São Miguel, chama a atenção por adentrar o mar como se fosse o pedaço de uma lança. Durante a maré baixa, o mar tende a ser mais azulado, ficando esverdeado quando a maré sobe.

Rio São Francisco

O famoso Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos d’água do Brasil e da América Latina. O Velho Chico, como é conhecido na região, tem uma importância econômica muito grande para os cinco estados pelos quais ele passa, dentre os quais Alagoas, onde é possível passear pela foz do rio e observar o encontro com o mar. 

2 – Bahia

Com mais de mil quilômetros de litoral, natureza exuberante e rico patrimônio cultural e histórico, o que não falta na Bahia são opções de turismo e lazer. A seguir você pode se encantar com algumas das alternativas mais famosas:

Chapada Diamantina

Situada na região de serras, a Chapada Diamantina é protegida pelo Parque Nacional da Chapada Diamantina, criado em setembro de 1985. Um decreto federal estabeleceu uma área de 152 mil hectares que abraça uma série de municípios. O local é frequentemente visitado por turistas por causa das formações geológicas estonteantes que podem ser observadas à distância.

Praia do Forte e Costa do Sauípe

O litoral de Mata de São João, município próximo a Salvador, concentra dois importantes destinos turísticos: a Praia do Forte e a Costa do Sauípe. Na Praia do Forte encontram-se unidades do Projeto Baleia Jubarte e do Projeto Tamar, onde, no verão, é possível soltar tartaruguinhas no mar. O Castelo do Forte Garcia D'Ávila, primeira fortificação portuguesa em terras nacionais, dá nome ao local.
Já o Sauípe é considerado o maior complexo turístico do Brasil, com mais de 1,5 mil acomodações em resorts e pousadas, e uma gigantesca área de lazer estendendo-se por 176 hectares da Costa dos Coqueiros.

Trancoso

Assim como diversas referências desta lista, a principal atividade econômica do distrito de Trancoso, no município de Porto Seguro, é o turismo. Isso acontece por causa da grande rede hoteleira que existe na região, abastecida por turistas que procuram as belas praias desse litoral. A grande afluência de pessoas acaba por promover o desenvolvimento de diversas áreas na região, como é o caso do artesanato e de atividades primitivas, como a pesca, por exemplo.

Pelourinho

Popularmente conhecido como Pelô, o Pelourinho é um bairro de Salvador bastante icônico. É lá que encontramos o Centro Histórico da cidade, área que abrange ruas com um conjunto arquitetônico bem característico do período colonial português — e que está muito bem preservado por ser considerado Patrimônio Histórico da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura.

Morro de São Paulo

No município de Cairu se encontra Morro de São Paulo, um agradável vilarejo acessado somente por barco ou helicóptero, cujas praias e belezas cênicas são os grandes atrativos. A movimentação pelo local é feita a pé, mas o turista pode contar com o auxílio de condutores com carrinhos de mão para levar as bagagens.

3 – Ceará

De cidades agitadas — como é o caso da capital do estado, Fortaleza — a praias cercadas de dunas, lagoas ou falésias, o Ceará conta com uma grande diversidade de atrações para os visitantes. Veja algumas delas a seguir:

Fortaleza

A capital do Ceará merece um destaque especial. A cidade é considerada um dos maiores destinos turísticos do país. De acordo com o Ministério do Turismo, a capital cearense é o segundo destino mais desejado do Brasil — e o quarto que mais recebe visitantes. E motivos não faltam: além de belas praias, restaurantes, clubes de música e bares, temos o Beach Park, maior parque aquático da América Latina.

Canoa Quebrada

Canoa Quebrada, praia do município de Aracati, se caracteriza por dunas e falésias avermelhadas. A tranquilidade impera no local, que serviu de ponto de encontro de cineastas franceses na década de 1960.

Jericoacoara

O turismo também é a principal fonte de renda de Jericoacoara. A praia é o destino favorito dos visitantes, oferecendo diversas belezas naturais e um aspecto selvagem único. As redes estendidas sobre as águas transmitem uma sensação de tranquilidade. O lugar ainda oferece condições propícias para a prática de windsurfe, sandboard e kitesurf, o que também atrai muitos turistas.

4 – Maranhão

O Maranhão, como você sabe, é palco de inúmeras festas regionais e manifestações culturais, como é o caso da Festa do Divino, do bumba-meu-boi e da dança Tambor de Crioula. No entanto, caso você não possa viajar até lá em datas específicas para curtir esses festejos, o estado também abriga alguns locais com paisagens espetaculares. Veja:

Chapada das Mesas

Abrangendo mais de 160 mil hectares, o Parque Nacional da Chapada das Mesas é uma imensa área de Cerrado protegida, situada no centro-sul do estado, nas redondezas dos municípios de Riachão, Imperatriz, Estreito e Carolina. Com suas cavernas, cachoeiras, formações rochosas esculturais e cânions, é uma atração imperdível.

Lençóis Maranhenses

Sabia que os Lençóis Maranhenses compõem o único deserto do mundo que abriga lagoas de águas cristalinas? O mais legal é que, apesar de as lagoas ficarem mais cheias logo após a temporada de chuva — que dura de dezembro a junho —, os Lençóis podem ser visitados no ano inteiro, inclusive no verão!

Floresta dos Guarás

Você é fã de ecoturismo? Nesse caso, você não pode deixar a Floresta dos Guarás fora do roteiro! Repleta de manguezais exuberantes, ela serve de lar para uma enorme diversidade de espécies de plantas e animais — e recebeu esse nome graças à grande quantidade de guarás, aves de bico fino que diariamente fazem um verdadeiro espetáculo com suas revoadas no fim da tarde. Esse santuário ecológico abrange os municípios de Cedral, Mirinzal, Cururupu, Guimarães e Porto Rico do Maranhão.

5 – Paraíba

Com seus quase 140 quilômetros de litoral, a Paraíba conta com mais de 50 praias banhadas por águas quentinhas e esverdeadas. Confira algumas das prediletas entre os habitantes locais e turistas:

Cabo Branco

Rodeada por belas falésias e banhada por águas mornas e tranquilas, Cabo Branco, em João Pessoa, é uma excelente pedida, tanto para quem deseja relaxar sob a sombra de suas muitas barraquinhas quanto para quem prefere mexer o corpo.
Com sua areia fina e batida, ela é ideal para a prática do vôlei de praia. Além disso, como o tráfego de veículos é interditado diariamente entre 5 e 8 da manhã, Cabo Branco também é o local escolhido para os adeptos de caminhadas e passeios de bicicleta.

Praia de Coqueirinho

Famosa por seus inúmeros coqueiros, ondas fraquinhas e uma beleza estonteante, Coqueirinho fica a cerca de 35 quilômetros de João Pessoa e está entre as favoritas da Paraíba. E não é para menos! Você viu só o visual do lugar?

Tambaba

Se o seu negócio é o naturismo, a Paraíba tem um espaço para você. Situada a cerca de 20 quilômetros da capital do estado, a bela Tambaba é considerada como um paraíso do nudismo no país. Mas o local também possui uma praia para aqueles que não desejam tirar a roupa.

6 – Pernambuco

Pernambuco, com suas paisagens estonteantes, litoral espetacular e cidades cheias de alegria, oferece um verdadeiro leque de opções aos visitantes, como serras, planaltos, praias repletas de recifes e piscinas naturais. Veja algumas das atrações imperdíveis do estado:

Porto de Galinhas

Além do mar de águas verdinhas e mornas, uma enorme barreira de coral que se estende por toda a costa forma uma série de belíssimas piscinas naturais, que podem ser visitadas a pé ou em jangada. Não dá para não incluir Porto de Galinhas, cujo nome remonta aos tempos da escravidão, no roteiro.

Praia dos Carneiros

Carneiros, no município de Tamandaré, tem tudo o que você pode esperar de uma praia perfeita: águas cristalinas, 5 quilômetros de coqueiros ao longo de sua extensão, um paredão de recifes com cerca de um quilômetro de comprimento e diversas piscinas naturais. E se você sentir vontade de agradecer aos céus por esse paraíso, tem até uma igreja do século 18 para você visitar.

Cabo de Santo Agostinho

Localizada a cerca de 35 quilômetros de Recife, Cabo de Santo Agostinho oferece nove praias de areias branquinhas, recifes, piscinas naturais, falésias, manguezais e ruínas históricas aos visitantes.

Olinda

Separada de Recife por uma mera ponte, além das construções históricas e do visual de tirar o fôlego, Olinda é mundialmente famosa por seu por animado carnaval de rua. Aliás, nessa época, milhares de pessoas invadem a cidade para acompanhar as centenas de troças carnavalescas que sobem e descem as ladeiras históricas.

Fernando de Noronha

Como falar das atrações de Pernambuco e não mencionar Fernando de Noronha! Considerado Patrimônio Natural da Humanidade pela UNESCO, uma das principais atrações do arquipélago são seus golfinhos saltadores, que maravilham os visitantes em diversos pontos das ilhas. Aliás, a observação da fauna e flora aquática são um atrativo e tanto da ilha.

7 – Piauí

Nem todo mundo sabe que o Piauí guarda algumas das paisagens mais belas do país, como é caso do Delta do Rio Parnaíba — com mais de 70 ilhas que se encontram entre dunas, rios, riachos, lagos e igarapés — e do Parque Nacional da Serra da Capivara, considerado patrimônio da humanidade. Confira essas e outras atrações a seguir:

Delta do Rio Parnaíba

Formado por mais de 70 ilhas, o arquipélago que compõe o Delta do Rio Parnaíba ocupa uma área de 2,7 mil quilômetros quadrados e é um dos locais mais visitados pelos turistas que vão ao Piauí. E o que é que os visitantes encontram na região? Mangues, dunas, lagoas, riachos, praias deslumbrantes, espelhos d’água e até áreas repletas de animais silvestres. Ah... Sem falar que o sol brilha por lá o ano inteiro!

Porto das Barcas

Localizado na cidade piauiense de Parnaíba, o Porto das Barcas é um dos pontos de partida para quem visita o Delta do Parnaíba. A charmosa localidade é formada por uma série de labirintos e ruínas de antigas construções do século 18, e os turistas podem se divertir visitando uma variedade de lojinhas de artesanato, restaurantes, pousadinhas e edifícios tombados como Patrimônio Histórico e Artístico.

Parque Nacional Serra da Capivara

O espetacular Parque Nacional Serra da Capivara conta com quase 92 mil hectares e se encontra na lista de Patrimônios Mundiais da UNESCO. O local é formado por um conjunto de chapadas e vales que abrigam diversos sítios arqueológicos — com pinturas rupestres e outros vestígios da vida pré-histórica —, assim como formações geológicas incríveis. Vale a pena colocar na sua lista de locais a serem visitados.

8 – Sergipe

Com mais de 160 quilômetros de litoral, o Sergipe oferece uma enorme variedade de praias aos visitantes. Mas não é só sua costa que deslumbra os visitantes! É nesse estado que se encontra um dos maiores — e mais belos — cânions navegáveis do mundo. Confira algumas paisagens:

Pirambu

Pirambu foi fundada por pescadores e até hoje mantém o clima tranquilo de cidade do interior. Mas não pense que não há nada para fazer por lá! Muito apreciada pela turminha que curte a prática de esportes aquáticos, a localidade também virou uma reserva ecológica do Projeto Tamar — e “berçário” de milhares de tartaruguinhas marinhas que nascem na praia anualmente.

Praia do Saco

Localizada na pontinha sul do estado, na divisa com a Bahia, a Praia do Saco é considerada uma das mais belas do Sergipe. Ela fica a apenas 68 quilômetros da capital, Aracaju, e oferece aos visitantes 5 quilômetros de areias branquinhas, mar tranquilo de águas cristalinas, sombras de coqueiros e uma série de formações rochosas para embelezar ainda mais a paisagem.

Cânion de Xingó

Com rochas que alcançam mais de 50 metros de altura, o Xingó é um cânion navegável que se encontra no meio do sertão, na divisa entre Sergipe e Alagoas. Ele surgiu em 1994, depois de águas do Rio São Francisco serem represadas para a construção de uma hidrelétrica, e hoje deslumbra os visitantes com suas incríveis paisagens.

9 – Rio Grande do Norte

Com 400 quilômetros de litoral, o Rio Grande do Norte, que fica ali, na “esquina” do Brasil, oferece uma variedade de praias repletas de dunas e falésias, nas quais os visitantes podem curtir o sol e se banhar em águas morninhas, além de se dedicar a uma série de atividades e esportes radicais. Veja algumas opções:

Praia de Genipabu

Você já deve ter ouvido falar sobre o divertido “esquibunda”, certo? Pois é em Genipabu, com suas imensas dunas, lagoa de água doce e belíssimo visual, que essas e outras atividades — como passeios de buggy, esportes radicais e voltinhas com camelos — são praticadas. E o mais interessante dessa exuberante praia é que, como as montanhas de areia são móveis, a paisagem local está sempre se transformando.

Praia de Pipa

A paradisíaca Praia de Pipa, em Tibau do Sul, conta com águas mornas e cristalinas, é emoldurada por grandes falésias cobertas pela Mata Atlântica e serve de lar para tartarugas marinhas e golfinhos — além de ser um dos destinos mais visitados do estado.

Maracajaú

As barreiras de corais que existem na praia de Maracajaú a tornam um local perfeito para os amantes do mergulho. Mas os atrativos não terminam por aí: cercada por coqueiras, dunas e lagoas, Maracajaú é uma pequena aldeia de pescadores ideal para quem busca relaxar à beira-mar.
* Este publieditorial foi patrocinado pelo Ministério do Turismo.