Personal gestante Roberta Gabriel lista dicas para as futuras mães enfrentarem o calor com exercícios físicos saudáveis e nenhum risco para elas ou seus bebês
Treinar no calor do verão brasileiro não é fácil para ninguém. Imagina para as grávidas? Como se já não bastasse o peso extra, o desconforto, o inchaço e os enjoos, as futuras mamães sofrem para manter uma rotina saudável de exercícios durante o período da gestação. Mas com algumas dicas é possível amenizar os riscos de se exercitar sob altas temperaturas e manter os benefícios das atividades físicas para mães e bebês.
E para falar sobre o assunto, ninguém melhor do que a personal gestante Roberta Gabriel, que acompanhou a apresentadora Fernanda Gentil no quadro Mamãe Gentil e dedicou os últimos cinco anos exclusivamente a grávidas. Segundo ela, é preciso muito cuidado ao fazer atividades ao ar livre. Se for possível trocar áreas externas pelo ar condicionado, melhor. Mas para aquelas que não abrem mão do contato com a natureza, é primordial se hidratar, usar roupas leves, nunca esquecer o filtro solar e preferir os horários de sol mais ameno.

- A gravidez é um período delicado, e em especial a prática de esportes ao ar livre nessa época exige cuidados mais do que especiais. Tem grávida que não suporta calor, e a temperatura corporal delas já fica naturalmente uns 2ºC acima. É um esforço muito grande para o corpo, então é preciso ingerir carboidrato em intervalos menores, de duas em duas horas, e muita hidratação, tipo de 3 a 4 litros por dia - alertou a mãe de dois pequenos.
Segundo Roberta, as mamães corredoras não precisam abdicar dos treinos de corrida. No entanto, ela recomenda que a preferência seja por atividades indoor. Mas, se não for possível, alguns cuidados se fazem necessários.
- Quem não abre mão da corrida, peço para que não faça ao ar livre. Não proíbo, mas os riscos são muito grandes. É melhor procurar fazer indoor. Ao ar livre, dê preferência para exercícios o mais leve possível para aproveitar a natureza no verão, como caminhada, alongamento, funcional na sombra, e sempre com roupas bem leves.

Roberta diz ainda que não há restrição quanto ao tempo de gestação. Para ela, desde que haja liberação médica, os exercícios podem ser feitos pelas grávidas do início ao fim. O limite recomendável, no entanto, seria de até quatro vezes por semana, com descanso no meio.
- Elas podem fazer exercícios até o momento do parto, desde que liberadas pelo médico. Podem se manter ativas sempre, desde o primeiro trimestre. Mas o que pode atrapalhar no início é que elas ficam mais indispostas. Então é diminuir a intensidade dos treinos e regular a alimentação.
E mesmo quem não tinha uma rotina de exercícios antes de engravidar, também pode - e deve - praticar atividades leves durante esse período.
- A única coisa que peço é que esperem a ultrassonografia de translucência nucal para ver se está tudo bem e aí pode iniciar uma atividade de leve a moderada - garantiu.
E se os exercícios não faziam parte do dia a dia da mulher, a personal gestante diz que esta é uma excelente oportunidade para adotar um novo estilo de vida, já com o baby nos braços.
- Elas devem aproveitar essa chance para se motivar e ter um estilo de vida saudável - disse Roberta, lembrando que dependendo do tipo de parto, a mulher pode retomar as atividades de 30 a 40 dias após o nascimento do bebê.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.