segunda-feira, 6 de julho de 2015

Noticiando no Blog, várias matérias...

Novas regras para reduzir cesáreas nos planos de saúde entram em vigor

84,6% dos partos realizados no Brasil com planos de saúde são cesáreos.
Planos devem informar às pacientes o número de cesáreas dos médicos.

Do G1, em São Paulo
Começam a valer a partir desta segunda-feira (6) as novas regras para a realização de partos na rede particular de saúde, fruto de uma resolução do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que visa pressionar as operadoras a fiscalizarem mais hospitais e médicos para diminuir a quantidade de partos cesáreos feitos por planos de saúde no Brasil.
O governo busca estimular o parto normal e reduzir as cesarianas, quando possível, pois o índice de nascimentos por meio cirúrgico chega a 84,6% do total realizado via planos de saúde. O índice é extremamente alto se comparado ao recomendado pela Organização Mundial da Saúde (OMS): 15%.

Segundo o governo, com essas informações em mãos, a mulher terá a oportunidade de analisar melhor e com calma o histórico do médico e do local em que o parto será realizado e pode ajudá-la a optar, inicialmente, pelo método normal. A multa para as operadoras que não prestarem as informações quando solicitadas pela gestante será de R$ 25 mil.
Entre as novas regras, fica estabelecido que os planos de saúde devem informar às pacientes, em até 15 dias, a quantidade de cesarianas realizadas por médico, operadora e hospital, quando solicitados.
Partogramas
Outra medida é que as operadoras orientem os médicos a utilizarem partogramas, espécie de documento com registros do trabalho de parto, com dados estabelecidos pela OMS.
Em janeiro, quando a resolução foi anunciada, o ministro da Saúde, Arthur Chioro, afirmou procedimentos médicos desnecessários que venham a ser detectados em auditorias feitas pelas operadoras, como os próprios partos cesáreos, correm o risco de não precisarem ter o pagamento coberto. No caso, o médico e a equipe ficariam sem receber da operadora pelo procedimento realizado.

Com a iniciativa, o governo espera que os planos de saúde estimulem os médicos a usarem o partograma para reforçar a segurança da gestante e do profissional de saúde envolvido e, com isso, diminuir a quantidade de cesarianas no país.

"O bom obstetra usa esse documento como instrumento de segurança para mostrar o que foi realizado em caso de óbito infantil. Ele é decisivo se houver complicações também. Temos de induzir uma prática mais qualificada, com menos procedimentos desnecessários. Ele já é muito utilizado em hospitais públicos e privados. Agora vai se generalizar", disse Chioro na época.
A resolução determina também a inclusão de contatos da ANS no Cartão da Gestante e a orientação para que médicos utilizem partogramas com dados estabelecidos pela OMS.
Partos
O parto cesáreo é um procedimento cirúrgico para a retirada do bebê por meio de uma incisão abdominal. Ao todo, 84,6% dos partos realizados no Brasil com planos de saúde são cesáreos. A porcentagem deste tipo de parto no Sistema Único de Saúde (SUS) é menor: 40%. No país, levando-se em conta tanto a rede pública quanto a privada, a cesariana representa 55,6% do total dos nascimentos.
A recomendação da OMS é que somente 15% dos partos sejam realizados por cesariana, pois essa seria a porcentagem de situações reais de risco à mãe ou ao bebê se o parto for feito por via natural. A cesariana ainda triplica o risco de morte materna por causa de possíveis infecções e acidentes anestésicos, por exemplo.

Prouni tem lista da segunda chamada de selecionados divulgada pelo MEC

Programa oferece 116.004 bolsas de estudos em instituições particulares.
Prazo para comprovar informações da inscrição vai até 10 de julho.

Do G1, em São Paulo
Comprovação de informações do Prouni 2015 vai até 29 de junho (Foto: Reprodução)Comprovação de informações do Prouni 2015 vai até 29 de junho (Foto: Reprodução)
A lista dos selecionados em segunda chamada para bolsas de estudos do Programa Universidade para Todos (Prouni) foi divulgada na manhã desta segunda-feira (6). O Ministério da Educação (MEC) oferece 116 mil bolsas na edição do segundo semestre de 2015 do Prouni.

O resultado com a lista dos selecionados está disponível no
 site do Prouni. Os estudantes terão até sexta-feira (10) para comprovar as informações junto à universidade para a qual foram indicados, de acordo com o Ministério da Educação (MEC).O programa concede bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.
Nesta edição, foram ofertadas 116.004 bolsas para alunos com renda familiar bruta de até 3 salários-mínimos. Serão 68.971 bolsas integrais e 47.033 parciais de 50%.

No primeiro semestre de 2015, foram mais de 1,4 milhão de candidatos a poucas horas do fim das inscrições. No período, foram ofertadas 213.113 bolsas, sendo 135.616 integrais e 77.497 parciais. Houve bolsas em 30.549 cursos e em 1.117 instituições de ensino superior privadas.
CURSOS MAIS PROCURADOS NO PROUNI
A atual edição do Prouni teve 689.837 inscritos.
Veja abaixo a lista dos cursos mais procurados:
- administração 134.659 inscrições
- direto 128.012
- engenharia civil 66.976
- pedagogia - 62.146
- enfermagem 58.002
- ciências contábeis 56.959
- educação física 55.117
- psicologia 54.840
- medicina 47.072
- fisioterapia 43.113
CRITÉRIOS GERAIS PARA BOLSAS DO PROUNI
prouni (Foto: prouni)Prouni oferece 116.004 bolsas de estudos em instituições particulares (Foto: prouni)
Nesta edição, o Prouni somente aceitou o candidato que fez o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em 2014, obteve nota maior de 450 pontos e não zerou a redação.
É vetada a participação de candidatos que já tenham diploma universitário. Para ter o pedido avaliado, é preciso atender a pelo menos uma das seguintes condições:
- ter cursado o ensino médio completo em escola da rede pública;
- ter feito ensino médio completo em instituição privada, na condição de bolsista integral;
- ter cursado o ensino médio parcialmente em escola da rede pública e parcialmente em instituição privada como bolsista integral;
- comprovar deficiência;
- ser professor da rede pública de ensino em exercício.
O programa concede bolsas integrais apenas para candidatos com renda familiar bruta mensal per capita de até 1,5 salário-mínimo. Já as parciais são dadas no caso em que a renda familiar bruta mensal per capita não exceda o valor de 3 salários-mínimos.

Sisu, Prouni e Fies: qual diferença?
Tanto o sistema quanto o programa ou o fundo são gerenciados pelo MEC. O Sisu é a sigla para Sistema de Seleção Unificada. Através dele, instituições públicas - sem cobrança de mensalidade - selecionam alunos tendo como critério a nota do candidato no Enem (Exame Nacional do Ensino Médio).

O Enem também é usado no Prouni (Programa Universidade para Todos). O Prouni considera as notas do Enem para conceder bolsas de estudos integrais ou parciais em universidades privadas - onde há cobrança de mensalidade. O foco são estudantes que saíram de escolas públicas e de baixa renda.

Já o Fies (Fundo de Financiamento Estudantil), que também é gerenciado pelo MEC, concede empréstimos a juros baixos para que estudantes paguem mensalidades em universidades privadas selecionadas pelo MEC.

Após 19 anos, mães descobrem que filhos foram trocados em hospital

Jovem ficou amigo de irmão mais velho e semelhança motivou teste, em GO.
DNA confirmou a troca dos bebês que nasceram no mesmo dia de 1996.

Do G1 GO
  •  
Exame de DNA comprovou que Daniel e Diego foram trocados em hospital, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)DNA comprovou que Daniel e Diego foram trocados em hospital (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
As famílias dos jovens Daniel Gomes de Oliveira e Diego Galvão descobriram, após 19 anos, que eles foram trocados na maternidade particular onde nasceram em Formosa, no Entorno do Distrito Federal. Os partos foram realizados no mesmo dia e horário, em 1996. A troca foi confirmada por meio de um exame de DNA, realizado após suspeitas provocadas pela semelhança de Diego com um amigo, que se trata de seu irmão mais velho.
A dona de casa Dileide Galvão, que criou Diego, conta que no dia em que deu à luz o centro cirúrgico foi dividido com a cabeleireira Eliana Gomes de Melo, que ficou com Daniel. Apenas um pano as separavam na ocasião.
“Eles fizeram o parto dela e, em seguida, vieram fazer o meu. Mas a Eliana começou a passar muito mal, e aí aceleraram meu parto para cuidar dela. Um dos médicos pediu para a enfermeira me levar para o quarto, e os dois bebês continuaram na sala de cirurgia com a Eliana”, contou Dileide.
A assessoria de imprensa do Hospital São Camilo, onde ocorreram os partos, informou que não vai se posicionar sobre o assunto.
Diego e Pablo ficaram amigos e, após DNA, foi comprovado que são irmãos, em Goiás (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)Diego e Pablo ficaram amigos e, após exame de DNA, foi comprovado que são irmãos (Foto: Reprodução/TV Anhanguera)
Semelhança
Os anos passaram, e as famílias continuaram morando na mesma cidade, que tem pouco mais de 100 mil habitantes. Os pais nunca desconfiaram de que algo poderia estar errado. Sem saber do parentesco, Diego acabou ficando amigo do irmão biológico mais velho, o militar Pablo Vinícius Gomes de Oliveira. E muita gente comentava sobre a semelhança física dos dois.
Eu olhei aquele menino parecendo meu filho mais velho, o sorriso igual ao do meu filho, e ele caminhou na minha frente. Eu falei assim: ‘Gente, aquele menino é meu filho"
Eliana Gomes de Melo, mãe biológica de Diego
“Tinha muito comentário na cidade. O pessoal falava muito que tinha um menino que era igual a mim, que me lembrava um pouco. Através de amigos sempre rolavam brincadeiras, umas montagens [de fotos]”, conta Pablo.
Quando Eliana viu Diego pela primeira vez, ficou desconfiada por conta da semelhança com Pablo. “Eu olhei aquele menino parecendo meu filho mais velho, o sorriso igual ao do meu filho, e ele caminhou na minha frente. Eu falei assim: ‘Gente, aquele menino é meu filho. Ele caminhou igualzinho ao meu mais velho, meu irmão, meu pai. Vou fazer o DNA’”, relatou a cabeleireira.
Após uma conversa, Diego aceitou fazer o exame, mas ainda não tinha contado sobre a suspeita para a mãe de criação, Dileide. No entanto, quando saiu o resultado positivo, o caso teve de ser revelado. “Foi um choque para mim ter que falar para os meus pais que eu tinha feito o DNA sem autorização. Aí foi um baque para eles e para mim também. Mas logo que eu soube do resultado fui falar com a Eliana. Achei ela muito gente boa e ganhei outra mãe”, conta.
Surpresa
Já Daniel, que foi pego de surpresa com a notícia de que sua mãe biológica era Dileide, diz que ficou em choque. “Não sei nem explicar, pois só sentindo para saber a reação. É uma coisa que eu não desejo para ninguém”, disse.
Apesar da confusão, os parentes decidiram não desfazer a troca. “Olha, a gente está tentando se unir, os meninos, as famílias, pois não há outro jeito”, disse Dileide.
A gente está tentando se unir, os meninos, as famílias, pois não há outro jeito"
Dileide Galvão, mãe biológica de Daniel
Eliana diz que dói saber que não criou o próprio filho, mas ama Daniel como se fosse o dela. “A gente ama os dois igualmente. Quando o Diego está comigo, eu me sinto a mulher mais feliz do mundo e me lembro dos primeiros meses em que fiquei grávida daquele menino, e isso dói, machuca”, afirmou.
Investigação
Após a confirmação da troca, os envolvidos denunciaram o caso à Polícia Civil, que instaurou uma investigação e solicitou ao hospital os prontuários do nascimento dos jovens. Porém, a unidade alega que os documentos foram perdidos em um alagamento que ocorreu no local anos atrás.

“Quando a gente pediu a busca e apreensão, o juiz indeferiu. Então, solicitamos os documentos via ofício. Mas a direção do hospital alega que ocorreu um alagamento, um fenômeno da natureza [e eles foram perdidos]. Além disso, quando a atual direção assumiu, os prontuários não estavam arquivados corretamente", disse a delegada Fernanda Lima, responsável pelo caso.

Segundo ela, a polícia quer esclarecer os fatos e tenta identificar a equipe médica que fez os partos. "Estou procurando buscar a autoria da prática desse crime, se foi cometido dolosamente [com intenção] ou culposamente. O resto será discutido na Justiça”, explicou.

MasterCard testará selfies no lugar de senhas para realizar compra online

Testes da tecnologia, que também usará digitais, começam em setembro.
Empresa tem acordo com Apple, Google, Microsoft, BlackBerry e Samsung.

Do G1, em São Paulo
Garota confere biquinho em selfie no segundo dia do Lollapalooza (Foto: Flavio Moraes/G1)Garota confere biquinho em selfie no segundo dia do Lollapalooza (Foto: Flavio Moraes/G1)
A MasterCard vai testar um jeito diferente de aprovar compras online: saem as senhas numéricas, entram as... selfies. Os testes do novo programa começam em setembro, informou o líder de soluções inovadoras da empresa, Ajay Bhalla, ao site “CNN Money”.
“A nova geração, que está vidrada nas selfies, eu acho que eles acharão isso legal. Eles irão aderir a isso”, afirmou Bhalla. Quando os consumidores estiverem comprando na internet e chegarem ao ato do pagamento, tudo o que deverão fazer será posicionar o celular diante do rosto e tirar uma selfie. Segundo a MasterCard, a nova opção é mais fácil de ser utilizada do que as senhas, pois não precisam ser memorizadas pelo usuário.

O programa funcionará somente via aplicativo da própria MasterCard. Caso o usuário seja um dos escolhidos a realizar o teste, o app perguntará se ele prefere usar a digital ou o reconhecimento facial para finalizar pagamentos online.
O novo programa da MasterCard permitirá ainda certificar transações com as digitais. Inicialmente, apenas 500 consumidores terão acesso à tecnologia. Se der certo, a empresa vai liberá-la para o público. Para isso, a empresa de cartão de crédito informou ter fechado parcerias com Apple, BlackBerry, GoogleMicrosoft e Samsung. Ainda está costurando dois negócios com dois grandes bancos.
A partir daí, o app vai capturar imagens de um ou outro. Segundo a MasterCard, as fotos serão convertidas em código e transmitidas pela internet a elas. Já as imagens, por segurança, permanecerão nos celulares.
Segundo Bhalla, a empresa está experimentando ainda usar o tom de voz de clientes para substituir as senhas. A MasterCard atua em diversas frentes para dar fim ao uso de combinações numéricas em bancos e em compras. Uma de suas iniciativas foi investir em uma startup canadense, a Bionym, que desenvolve uma tecnologia para que os batimentos cardíacos sejam usados como senha.
Em junho, uma companhia britânica apresentou sua própria alternativa: substituir os números de 0 a 9 por 44 emojis. A Intelligent Enviromnments argumenta que a segurança seria elevada,  já que o número de combinações seria elevado para 480.

Michel Teló no 'The Voice Brasil': cantor vai substituir Daniel

Ele estará no programa com Claudia Leitte, Lulu Santos e Carlinhos Brown.
Esta é a primeira troca de técnicos na edição brasileira do reality musical.

Do G1, em São Paulo
Michel Teló durante celebração do Ano Novo na Avenida Paulista. (Foto: Vagner Campos/G1)Michel Teló (Foto: Vagner Campos/G1)
Michel Teló estará na quarta temporada do"The Voice Brasil". O sertanejo participará com Claudia Leitte, Lulu Santos e Carlinhos Brown no reality musical.
É normal a troca de técnicos em todas as edições do "The Voice" e esta é a primeira vez que isso acontece na edição brasileira.
Ellen Oléria foi campeã da primeira edição, Sam Alves venceu a segunda e a dupla Danilo Reis e Rafael ficou em primeiro lugar na terceira.
No inverno, dias mais frios  geralmente significam banhos mais quentes! Sair da cama aconchegante e quentinha para encarar uma água morna no banho da manhã pode ser muito difícil. À noite, este banho pode ser mais complicado ainda. Por isso, ninguém hesita em aumentar a temperatura da água. Até para lavar as mãos ou o rosto.
Resultado: a água quente elimina a camada de gordura que normalmente protege a pele, deixando-a mais propensa à perda de água, isto é, à desidratação e ressecamento. A pele fica, consequentemente,  mais exposta a muitos desconfortos, dentre o quais se destacam a sensação de  “repuxamento” e a coceira. O prurido pode ser tão intenso a ponto de causar feridas que, por sua vez, podem infeccionar, já que as defesas naturais estão mais rebaixadas. Em suma, um ciclo que pode piorar a cada banho.
Mas o banho quente pode não ser o único vilão da história. Outros fatores podem contribuir - e muito - para o ressecamento da pele. Por exemplo, dias muito secos, em que a umidade relativa do ar está abaixo de 30%; alguns sabonetes; roupas com tecidos sintéticos que não absorvem suor; doenças associadas como, por exemplo, o hipotireoidismo ou diabetes; uso de medicamentos específicos; idade mais avançada e a própria menopausa, para citar os mais comuns.
O que podemos fazer para atenuar os efeitos do ressecamento da pele? Aqui vão as cinco principais dicas:
1. Evite banhos muito quentes e prolongados. Aproveite para economizar água e tente abaixar um pouco a temperatura do seu banho. Se não conseguir cumprir este item, siga para os 4 seguintes e tente segui-los.
2. Use sabonetes hidratantes e, de preferência, líquidos, pois possuem menor concentração de detergentes, e por isso  mantem  a camada de gordura natural da pele mais protegida e íntegra.
3. Use creme hidratante no corpo todo até pelo menos 3 minutos após o banho. Isso mesmo. Quando utilizados neste espaço de tempo, logo após o banho, a penetração e os seus efeitos são muito mais eficientes.
4. Quando os dias estiverem muito secos, umidifique o ambiente em que você está. Uma toalha de banho molhada, torcida e colocada aberta em cima de uma cadeira, em geral é suficiente para gerar mais umidade. Faz bem para a pele e para as vias respiratórias.
5. Tome mais líquidos que o habitual. Mais do que você está acostumado no dia a dia. Exatamente. A ingestão de água, chás, água de coco ou sucos naturais é muito importante para manter a hidratação da pele. Essa recomendação pode parecer óbvia, mas poucas pessoas de fato a praticam.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...