quarta-feira, 1 de julho de 2015

Rúgbi na areia queima 300 calorias em apenas meia hora de atividade

Modalidade olímpica ganha campo fixo na Praia de Copacabana, no Rio, e vira 
opção para quem quer emagrecer, além de aumentar a força e resistência física

Por Rio de Janeiro


Quem passou em Copacabana esta semana deve ter notado um objeto não identificado... Eram as traves de rúgbi, que ficam ali até os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. O Eu Atletaesteve lá para a inauguração do primeiro campo fixo desta modalidade em uma praia do Brasil e aproveitou para saber como é feita a preparação da equipe brasileira de seven (que tem formato reduzido). Alguns jogadores chegam a perder 300 calorias na areia e 170 no campo de gramado.
No Rio, muitas equipes de rúgbi utilizam a areia para fazer a preparação física. Com inauguração do campo na areia, a Confederação Brasileira de Rugby (CBRu) vai começar a utilizá-lo. Para o preparador da seleção brasileira de sevens, Facundo Tabares, de 26 anos, os treinamentos na areia fofa são ótimos para início de pré-temporada para se fazer exercícios de maior impacto e para melhorar a resistência aeróbica. Tabares explica que correr na areia pode queimar mais calorias do que o gramado devido à presença do iodo (carregado pela brisa marinha) no piso. 
Inauguração campo de rúgbi Copacabana (Foto: Flávio Dilascio)Rúgbi na areia: atividade aeróbicA de 30 minutos pode queimar até 300 calorias, diz nutricionista (Foto: Flávio Dilascio)


- O iodo estimula a glândula tireoide, que é um facilitador para queimar calorias. Além disso, treinar na areia tem muito menor impacto por causa da estabilidade. Não é uma superfície tão dura e plana e ainda serve para fortalecer as penas, principalmente a panturrilha, pois o esforço é bem maior que na grama. Serve também para prevenção de lesões, para ganhar força e resistência nos membros inferiores. Já no campo de gramado normal, o treinamento é para dar velocidade e ter mais potência - contou o argentino Tabares.
Inauguração campo de rúgbi Copacabana (Foto: Flávio Dilascio)Jogadores na areia: eles precisam de mais força para se deslocarem (Foto: Flávio Dilascio)
Para algumas pessoas que não conseguem atingir o objetivo de emagrecer, o rúgbi vai poder ajudar.

- Em campo normal, num trabalho aeróbico de 30 minutos, uma pessoa queima entre 170 e 190 calorias. Já na areia perde entre 280 e 300 calorias. Na pratica de esporte em geral, uma pessoa queima até seis vezes mais calorias na areia do que numa superfície dura - disse o nutricionista Mateus Santaella, de 26 anos.

Revelado pelo São José Rugby, aos 15 anos de idade, Fernando Portugal, conquistou títulos, até chegar à Seleção Brasileira em 1999, o capitão da equipe de sevens destaca que para os praticantes de rúgbi mais pesados, a praia pode facilitar o jogo.

- A praia tira um pouco da velocidade por causa do terreno. A atleta precisa de mais força para se deslocar. Então, os jogadores mais pesados e mais altos que tenham uma boa envergadura para jogar bem com as mãos se sobressaem. Como jogar na praia tira a velocidade, os mais rápidos não tem tanta vantagem como no campo de grama, por exemplo. É um jogo mais de impacto, e cansa bem mais - afirmou Portugal.
Inauguração campo de rúgbi Copacabana (Foto: João Neto/Fotojump)Seleções masculina e feminina do Brasil inauguram o novo campo de rúgbi em Copacabana (Foto: João Neto/Fotojump)


O rúgbi na areia é praticado num campo reduzido de 25m de largura por 25m de cumprimento, com 3m de in goal (linha atrás da linha do gol). Ao contrário do seven, onde a modalidade é praticada por sete atletas, na areia se joga com cinco de cada lado. Não há restrição de substituições. O jogador pode sair e voltar na mesma partida.
ROTINA DE TREINOS SEMANAIS DO RÚGBI

De 3 a 4 horas de treinos de velocidade por semana. E de 7 a 8 horas de treinos de rúgbi no campo (físico e técnico). E uma hora de corrida e resistência por semana.
• Segunda-feira
Pela manhã há um trabalho forte na academia de membros superiores, braços e circuitos por tempo. Onde é trabalhada a potência, hipertrofia e força por 45 minutos. Depois é praticado rúgbi no campo como parte da preparação física e técnica (cerca de uma hora)

• Terça-feira
Há treino diurno. Na parte da manhã é feito um trabalho de velocidade e potência (30 minutos) seguido de rúgbi no campo (parte física e técnica) por uma hora. Pela tarde, há outro treino de rúgbi (uma hora) e depois academia (cerca de 40 minutos), onde se estimulam membros inferiores e superiores
• Quarta-feira
Descanso.

• Quinta-feira
Mesmo treinamento de terça.

• Sexta-feira
Mesmo treinamento de segunda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...