sábado, 12 de setembro de 2015

Informações sobre o 11/09

13 imagens e fatos impactantes para relembrar a tragédia de 11 de Setembro

 
 
   
 
 83.905
 
 

Onze de setembro de 2001. Há 14 anos acontecia uma das maiores tragédias dos Estados Unidos: o atentado contra as Torres Gêmeas. Ao todo, aproximadamente 3 mil pessoas morreram quando 19 terroristas da Al-Qaeda sequestraram quatro aviões e lançaram dois deles sobre as torres sul e norte do World Trade Center e um sobre o Pentágono. O quarto avião caiu em Shanksville, na Pensilvânia, matando todos a bordo. 
1. O World Trade Center era composto por um complexo de sete torres, em uma área de 64.750 metros quadrados
2. Mais de 400 empresas, de 25 países diferentes, possuíam escritórios no local. O número de pessoas que trabalhavam nas torres atingidas chegava a 50 mil. 
3. Para se ter noção do tamanho do complexo, eram geradas diariamente 50 toneladas de lixo e consumidos 8,5 milhões de litros de água potável.
4. Antes do 11 de Setembro, o World Trade Center sofreu um incêndio em 13 de fevereiro de 1975 e um ataque a bomba em 26 de fevereiro de 1993. 
5. Estima-se que 353 pessoas que estavam presas nas torres durante os atentados conseguiram se comunicar, mandando até mensagens de despedida.
6. Um homem que estava na lista de desaparecidos do atentado foi encontrado vivo um ano depois. George Sims, de 46 anos, estava sofrendo de amnésia e esquizofrenia.
7. Mais de 3 mil crianças ficaram órfãs de pai ou mãe.
8. Mesmo com a força do impacto, o colapso das torres corresponde a 1% da explosão de uma bomba atômica.
9. Pedaços dos corpos das vítimas foram encontrados a cinco quarteirões de distância.
10. Calcula-se que os terroristas colidiram com os prédios a uma velocidade de 450 km/h, quase metade da capacidade do avião. A explicação? Acima de 800 km/h a aeronave empurraria tanto ar à sua frente que não seria possível continuar a trajetória em linha reta. Por isso, além da velocidade reduzida, eles fizeram uma trajetória curva para atingir as torres. 
11. Com o impacto, cada andar atingido chegou à temperatura de 1.000 graus Celsius.
12. O banco de investimentos Cantor Fitzgerald LP possuía escritórios nos 101º e 105º andares, perdendo 658 de seus 960 funcionários.
 13. Estima-se que pelo menos 200 pessoas tenham pulado dos prédios devido ao forte calor e à fumaça. Entre elas Jonathan Briley, que aparece na foto abaixo. Ele ficou conhecido por esse registro do fotógrafo Richard Drew, chamado posteriormente de The Falling Man (O Homem em Queda).

5 teorias da conspiração sobre os atentados de 11 de setembro

 
 
   
 
 48.434
 
 

Os atentados de 11 de setembro foram tão impactantes que, desde a data fatídica, nunca deixaram de ser assunto. Nesse sentido, sempre ouvimos as mais diversas teorias que tentam explicar o ocorrido pelo ponto de vista conspiratório. Confira algumas dessas teorias a seguir:

1 – Grandes empresários do mercado de ações sabiam dos atentados

Essa teoria conspiratória tem como base a movimentação do mercado de ações de algumas empresas seguradoras. Tanto a United Airlines quanto a American Airlines, que foram as duas companhias que tiveram aviões sequestrados no dia do atentado, disponibilizaram uma quantidade fora do comum de opções de venda pouco tempo antes do fatídico dia.
Por isso, muita gente acredita na possibilidade de que pessoas ligadas ao mercado de ações já soubessem da tragédia e estavam, inclusive, tentando ter mais lucro em cima dela. Investigadores do atentado chegaram a cogitar a possibilidade de que Osama Bin Laden, o próprio, teria recebido informações de pelo menos uma empresa de Wall Street.

2 – O Comando de Defesa Aeroespacial teria optado por não ajudar

O Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD, na sigla em inglês) é treinado para, em eventos extremos, enviar aviões de combate que, rapidamente, conseguem derrubar outras aeronaves. De acordo com o News One, oficiais da instituição afirmaram que ficaram sabendo dos atentados quando ainda dava tempo de enviar os aviões de combate. Algumas pessoas acreditam que o NORAD simplesmente decidiu não agir enquanto poderia. Será?

3 – O ataque ao Pentágono não faria sentido

Alguns teóricos afirmam que o impacto que o atentado teve relacionado ao famoso prédio militar do governo norte-americano foi estranhamente pequeno. Além do mais, por que o avião que atingiu a instituição não foi derrubado por órgãos como o NORAD antes? As suspeitas só aumentam com o fato de a área atingida ter sido justamente a que estava vazia e passava por reformas. E aí, será que tem caroço nesse angu?

4 – O voo 93 teria sido completamente forjado

Ainda que já tenham desmentido a teoria de que os passageiros do voo 93 foram assassinados, há algumas questões relacionadas a esse voo que permanecem intrigando os estudiosos dos atentados. Muitas pessoas acreditam que, na verdade, o voo 93 aterrissou em segurança e que um avião substituto teria sido atingido no céu.

5 – As ligações feitas dos aviões teriam sido falsas

Diversos especialistas são categóricos ao afirmar que seria impossível realizar ligações telefônicas das aeronaves por causa da altitude dos aviões, que impediria que os aparelhos recebessem sinal de suas operadoras. Uma ligação em especial é considerada suspeita pelos estudiosos do caso: um homem teria ligado para sua mãe e, na conversa, se referiu a si mesmo usando seu nome e sobrenome. Para os conspiradores, isso é muito suspeito. Você concorda?
Nota: É lógico que toda teoria da conspiração pode ou não ser verdade. O que você acha a respeito das que abordamos hoje?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...