sexta-feira, 11 de setembro de 2015

Novidades mais lidas do Mega Curioso!

Pesquisadores descobrem nova espécie do gênero humano na África do Sul

 
 
   
 
 14.289
 
 

Um grupo de pesquisadores dizem ter descoberto um novo membro da árvore genealógica humana, ao revelarem fósseis de um primata que podem ser de uma espécie do gênero humano desconhecido até o momento, que foram encontrados em uma caverna na África do Sul.
A criatura foi encontrada na caverna conhecida como Rising Star, onde foram exumados os ossos de 15 hominídeos, e mostra uma surpreendente semelhança com o ser humano misturada com características do ser primitivo. O primata foi batizado de Homo naledi. Em língua sotho, "naledi" significa estrela, e Homo é o mesmo gênero ao qual pertencem os humanos.
A descoberta apresenta alguns mistérios fundamentais como, por exemplo, a idade exata dos ossos e como eles foram parar na parte mais profunda da caverna, acessível apenas por uma via complicada e extremamente estreita. Os ossos foram encontrados por um espeleólogo, cerca de 48 quilômetros de Joanesburgo.
A criatura, que, evidentemente, andava ereto, representa uma mistura de traços. As mãos e os pés são de humanos, enquanto que os ombros e o crânio pequeno lembram mais ancestrais macacos, disseram os pesquisadores. Fonte: Associated Press.
Magaliesburg, África do Sul
Via EmResumo.

13 maneiras criativas de anunciar uma gravidez

 
 
   
 
 71.083
 
 
Na última semana, Tom Fletcher, integrante da banda McFly, contou de um jeito bem criativo sobre a segunda gravidez da sua esposa, Giovanna Falcone. Usando um console de Mega Drive, ele mostrou que Buzz, seu pequeno filho, terá em breve um “player 2” para lhe acompanhar.

Mas essa não é a primeira vez que Tom surpreende seus fãs. Além do famosodiscurso de casamento, Tom já havia publicado um clipe quando esperava o primeiro filho.

Veja agora mais ideias incríveis para contar a todos a boa notícia.

1. E agora, que são três?

O casal Gabriela Duarte e Fabrício Sviroski levaram um susto ao saber que teriam não um, mas três bebês! Para contar a notícia surpreendente, resolveram filmar a reação da família e dos amigos.

Deixe que os irmãos mais velhos contem:

2. Imagens do ultrassom

3. Irmã mais velha no comando

4. Todo super-herói precisa de um parceiro 

5. Alguém vai ter que se mudar...

6. Este garotinho ganhou um parceiro no video game

Se você é adepto do humor, vai adorar essas sugestões:

7. Será que um é pouco e dois é bom?

8. Papai não achou graça da "brincadeira" 

9. Quem não lembra do sucesso “Ice Ice Baby”, do Vanilla Ice?

10. Estreia em breve

11. Mais um???

12. Usar o cachorro da família também é uma ótima saída

13. Que tal sapatinhos?

Entenda como funciona a refrigeração magnética e como ela pode nos salvar

 
 
   
 
 881
 
 
Um dos maiores sonhos da ciência aplicada a usos domésticos é a substituição dos produtos químicos refrigerantes usados em geladeiras e freezers. Isso certamente diminuiria a quantidade de poluentes emitidos na atmosfera. Uma das possíveis alternativas quem vem sendo estudada e desenvolvida para o uso em aparelhos domésticos é a refrigeração magnética, que utiliza propriedades especiais dos metais como a entropia e o efeito magnetocalórico.
A refrigeração magnética utiliza propriedades especiais dos metais como a entropia e o efeito magnetocalórico.
Para entendermos um pouco melhor como isso funciona, devemos lembrar de como os ímãs funcionam. Quase todo mundo já manipulou um ímã em alguma situação na vida, seja por brincadeira ou aplicado em algum trabalho, mas uma coisa que pode ter passado despercebida é que campos magnéticos geram calor. Esse é o efeito magnetocalórico que vamos explicar um pouco melhor.

O calor dos ímãs

Quando um pedaço de metal está em repouso, sem nenhuma influência sobre ele, seus elétrons se movimentam sem um padrão definido. Quando um ímã se aproxima e o metal fica sob a influência de um campo magnético, os elétrons alinham seus movimentos de modo que fiquem todos na mesma direção. Isso é uma perda de entropia, ou seja, uma limitação colocada na movimentação livre dos elétrons.
A limitação não é completa, pois os elétrons, apesar de não poderem mudar de direção, podem se mover de outras formas. Nesse caso, a entropia aumenta ao permitir que os próprios átomos vibrem um pouco mais violentamente. Essa vibração de átomos é mais popularmente conhecida por nós todos como... calor! Basta aplicar um campo magnético a um pedaço de metal e ele vai aquecer. O efeito é moderado na maioria dos metais, mas alguns deles podem esquentar bastante.
Se um pedaço de metal estiver sob a influência de um campo magnético e repentinamente ele é removido, o metal esfria.
É o caso do gadolínio, um metal artificial que também é usado como supercondutor. Sob o efeito de um campo magnético, ele sofre um aquecimento bastante considerável. Agora você deve estar se questionando: o que o aquecimento de um metal tem a ver com geladeiras e freezers? Pois a resposta é simples: sempre que algo é aquecido, outra coisa precisa esfriar, basta criar o método correto para isso ser bem aproveitado.

Esquentando para esfriar

Se um pedaço de metal estiver sob a influência de um campo magnético e repentinamente ele é removido, o metal esfria. Já existem alguns pequenos refrigeradores de laboratório que usam essa ideia: uma substância, geralmente o hélio, é aplicada ao metal enquanto ele está inserido em um campo magnético estável. A substância leva embora o calor extra, o metal esfria e o campo magnético é desligado. O metal fica tão frio que pode ser utilizado como uma unidade de resfriamento.
Apesar de geladeiras domésticas que utilizem esse efeito de resfriamento magnetocalórico estarem longe de poderem ser fabricadas e comercializadas em ampla escala, o fato desse sistema parecer eficaz e ainda poder ser amplamente aprimorado dá esperanças de um dia podermos abrir mão de produtos químicos para resfriar os nossos alimentos.
Via TecMundo.

Se o azul é uma cor primária, por que existem tão poucos animais nesse tom?

 
 
   
 
 7.654
 
 
Ao lado do vermelho e do amarelo, o azul é considerado uma das cores primárias: através da mistura dessas três, é possível conseguir uma infinidade de outras tonalidades. Mas apesar de o azul ser tão “básico”, vocês já notaram como existem pouquíssimos animais com essa coloração?
As plantas conseguem produzir o pigmento por causa da antocianina, que é derivada de sais flavílicos. E ela não produz só o azul: cores como o alaranjado, o vermelho e o roxo também têm origem na antocianina, que protege as plantas contra os raios ultravioletas.
Os animais, entretanto, não são capazes de produzir a tonalidade azulada. Por isso, quando algum bichinho possui essa cor, isso é resultado de outras variáveis, como a iridescência (um fenômeno ótico) ou a reflexão seletiva.

Na fauna, o azul não é a cor mais quente

O site Mother Nature Network usou o exemplo do pássaro gaio-azul para explicar essas variáveis. O pequeno animal produz melanina, assim, sua coloração natural deveria tender ao preto e não ao azul. Porém, alguns pequenos espaços de ar nas penas da ave são responsáveis por dispersar a luz, fazendo com que esse passarinho pareça azul a nossos olhos.
O gaio-azul é da mesma família dos corvos e natural da América do Norte
O efeito acima é chamado de “Dispersão de Rayleigh”, e ele explica outras coisas, como a coloração azul do nosso céu. Ele também pode ser usado para explicar essa tonalidade em diferentes tipos de borboleta e outras aves. Curioso, não?
Através disso, fica mais claro por que existem pouquíssimas espécies de répteis, anfíbios, peixes e mamíferos com a cor azulada. Um desses casos é a raríssima iguana-azul, natural da ilha de Grande Caimão, na América Central. Em 2007, pouco mais de 300 espécimes viviam livres na natureza.
Confira outros animais nessa cor tão apreciada:
***
Gostaram? Que outros animais vocês gostariam que existisse nessa cor? Gatos, coelhos, girafas ou morcegos? Libere sua criatividade nos comentários!
FONTE(S) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...