sexta-feira, 16 de outubro de 2015

HUB MOVIMENTARÁ 2 MILHÕES DE PASSAGEIROS POR ANO EM 2018, APONTA RELATÓRIO

                 Estudo da consultoria Arup estima que 24 aeronaves irão operar simultaneamente por dia na cidade escolhida pela TAM.

                          
Relatório apontou a necessidade de expansão do terminal existente no Aeroporto Internacional Aluízio Alves, caso o RN seja escolhido para sediar o hub.
O relatório apresentado pelo grupo Latam em reunião realizada hoje (15) com representantes do Rio Grande do Norte, Pernambuco e Ceará apontou os pontos que precisam ser otimizados por cada estado para sediar o hub da TAM no Nordeste.
O estudo realizado pela consultoria canadense Arup apontou a análise da infraestrutura aeroportuária dos três estados concorrentes. Para o Rio Grande do Norte, o relatório recomendou a necessidade da capital potiguar de continuar a ampliação prevista no Plano Diretor do Aeroporto Internacional Aluízio Alves, executando a expansão do terminal existente, com aumento da área de terminal e construção de um píer em continuidade ao terminal atual.

O estudo revelou ainda que os terminais atuais das três cidades envolvidas (Natal, Recife e Fortaleza) foram concebidos para operações ponto a ponto, sem características de um hub. Desse modo, será necessário uma série de adaptações para receber um centro de conexões de voos com as características pretendidas pela companhia aérea.

De acordo com os dados do estudo, foi estimado que o hub movimente a partir de 2018, 2 milhões de passageiros adicionais por ano, em 24 aeronaves operadas diariamente em simultâneo (entre 2.500 e 3.000 passageiros na hora-pico).

Em 2038, o número de passageiros deverá chegar a 3,2 milhões por ano, em 36 aeronaves operadas diariamente e simultâneo (mais de 4.000 passageiros na hora-pico).

Baseada nas projeções de demanda, a capacidade declarada das pistas existentes é capaz de atender à demanda prevista para o hub do Grupo LATAM até 2038. No entanto, o estudo aponta que seria benéfico para todos os agentes envolvidos expandir a capacidade da pista para o padrão internacional de 40 movimentos por hora através de melhorias sistêmicas e de procedimentos.

Com as adaptações e os investimentos recomendados pelo estudo, a Arup acredita que os três aeroportos poderiam acomodar os voos e os passageiros estimados, com bom nível de serviço e eficiência, prazo de execução razoável e potencial de expansão de longo prazo.

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