A coordenadora do Programa de Resíduo Sólido do Rio Grande do Norte, Clara Lívia Câmara e Silva, convidou o prefeito eleito de Caraúbas, Juninho Alves (PSD), para uma importante reunião na Capital do Estado do Rio Grande do Norte, para falar sobre situação de abandono do projeto Técnico do Sistema de Aterro Sanitário do município de Caraúbas.
04
Projeto Técnico do Sistema de Aterro Sanitário do município de Caraúbas está em situação de abandono
A reunião foi no gabinete da Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh/RN, no Bairro Capim Macio, em Natal e contou com a presença de José Mairton Figueiredo de França, secretário estadual do Semarh/RN, da coordenadora do Programa de Resíduo Sólido do Rio Grande do Norte, Clara Lívia Câmara e Silva.
De Caraúbas, estiveram participando da reunião, Juninho Alves (PSD), o vice prefeito eleito Paulo Brasil (DEM), o ex prefeito Eugênio Alves (DEM), o empresário Miguel Araruna e Giuzelio Lobato de Melo.
De acordo com Clara Lívia, coordenadora do Programa de Resíduo Sólido, o Governo Federal está exigindo que todos os municípios se insiram no projeto técnico do sistema de aterro sanitário. Os municípios que não estiverem inseridos, a partir de 2018 não irão receber nenhum convênio do Governo Federal.
Ainda de acordo com Clara Lívia, o município de Caraúbas ficou para dá uma resposta positiva agora no mês de novembro para não ficar de fora do programa e consequentemente perder os convênios com o governo federal.
O município de Caraúbas estava para perder o convênio devido a municipalidade não ter apresentado nada este ano e o projeto está abandonado. Em anos anteriores a administração municipal havia apresentando um terreno no caminho da Miranda e quando a equipe do Semarh foi olhar via GPS o terreno não era no município de Caraúbas, e sim, no município de Upanema. Depois deste contratempo, o programa foi abandonado e Caraúbas corre o risco de ficar de fora do programa.
O prefeito eleito Juninho Alves, preocupado com a situação, articulou junto com Clara Lívia Câmara e Silva, e o Secretário do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh/RN, José Mairton Figueiredo de França, decidiu adiar a apresentação do projeto da estação de transbordo para mês de fevereiro de 2017.
O prefeito eleito, Juninho Alves, afirmou que irá trabalhar junto com uma comissão para a criação do projeto e no máximo até o fim do mês de janeiro entregará a Secretaria do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos – Semarh o projeto da estação de transbordo.
Um dos objetivos de Juninho Alves, é também a criação de empregos para os catadores de lixo do município, além de destinar os Resíduos Sólidos para a estação de transbordo que será criada em Caraúbas e atenderá de 3 a 6 municípios vizinhos. Na estação serão depositados todo lixo recolhido que depois será levado por um caminhão de maior porte até o Aterro Sanitário que provavelmente será construído na cidade de Pau dos Ferros. 4b9a03fa-301f-49d5-ba3f-7d1637acc51a