quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

Violência no RN bate recorde em 2016 com o maior número de homicídios da história

O ano de 2016 é o mais violento da história do Rio Grande do Norte. De acordo com levantamento do OBVIO (Observatório da Violência do RN), registrado até domingo (18), o estado atingiu 1.917 vítimas de violência letal intencional. Um aumento de 18,7% em relação ao ano anterior e ultrapassa a taxa de 2014, o mais violento até então. Como o ano ainda não terminou, o número deve crescer ainda mais.
Com base nesses dados, o estudo revela que uma pessoa morre assassinada a cada 5 horas no RN. No último relatório, referente a novembro deste ano, no dia 23 o RN ultrapassou o número de vítimas de violência letal intencional registrado no ano inteiro de 2014. No dia 05, alcançou o mesmo número de vítimas registrado em todo o ano de 2015.
O deputado Fernando Mineiro (PT) acredita que isso é resultado da falta de planejamento e a ausência de políticas públicas articuladas para enfrentar a violência no estado. “É preciso haver uma integração entre as estruturas estaduais de segurança (Polícias Militar e Civil) com os municípios e União”, defendeu. O parlamentar acredita, também, que a falta de estruturação, de investimentos em inteligência e capacitação e condições de trabalho adequadas contribuíram para agravar a situação.
Essa opinião é compartilhada também pelo especialista em segurança pública Ivenio Hermes. Ele afirmou que a insegurança pública no RN se firma dia após dia ao ignorar que o descontrole do sistema carcerário e a falta de investimentos nas polícias técnicas, civil e militar, somente agravam um quadro já estabelecido há anos pela falta de planejamento prognóstico que vise soluções duradouras para restabelecer a paz no estado.
“As ações que fizeram de 2015 uma ilha de excelência não tiveram continuidade. O planejamento integrado, o diálogo franco com a sociedade civil organizada e a perda da transparência nas políticas públicas foram o fermento necessário para fazer crescer o bolo da criminalidade”, disse.
Natal também apresentou contínuo crescimento sem redução em nenhuma das zonas. Os 5 bairros de Natal que apresentaram o maior número de assassinatos foram Nossa Senhora da Apresentação, com 65 vítimas, Pajuçara com 52, Felipe Camarão com 50, Potengi com 34 e Lagoa Azul com 31. Praticamente todos da Zona Norte, que foi a que teve maior crescimento, com 8,4%
O relatório traz dados, ainda, sobre os casos de femicídios no RN. Até o dia 18, foram 104 vítimas no RN. Em comparativo com o mesmo período, foram registrados 111 em 2015 e 123 no ano de 2014.
Confira os dados completos do relatório dezembro/2016: http://bit.ly/2hZKXbc Dados atualizados deste final de semana:
Pagina do Deputado Fernando Mineiro.
*Via O Câmera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...