quarta-feira, 4 de abril de 2018

FELIPE GUERRA-RN: MUNICÍPIO TEM PORTAL DA TRANSPARÊNCIA ATUALIZADO

(Cidade: Felipe Guerra)
Os Município de Mossoró/RN, Areia Branca/RN, Upanema/RN, Serra do Mel/RN, e Felipe Guerra/RN receberam recomendações do Ministério Público Federal (MPF) para que realizassem mudanças consideradas necessárias em seus portais de transparência, com o objetivo de resolver falhas apontadas pelo órgão. Entretanto, segundo o MPF, os prefeitos simplesmente se omitiram e, em alguns casos, se negaram a firmar termos de ajustamento de conduta com o mesmo. Diante da omissão, foram impetradas ações civis públicas, nas quais o MPF logrou êxito junto à Justiça. 
Prefeito de Felipe Guerra Haroldo Ferreira (foto: Wilson Moreno/RN360)
No caso do Município de Felipe Guerra, o MPF alegou que “não foi possível acessar a integralidade dos editais de licitações, bem como contratos firmados pela Prefeitura, a prestação de contas do ano de 2017, entre outras informações ausentes”. O Município informou ao MPF a existência de 02 (dois) portais com finalidade de transparência. No entanto, a Justiça observou que, neste caso, as informações deveriam constar integralmente em ambos.
Em contato com o MOSSORÓ AGORA o prefeito Haroldo Ferreira (PSB) garantiu que o Município de Felipe Guerra desconhece qualquer falha no seu sistema de transparência e que seu Governo atendeu TODAS as solicitações do Ministério Público Federal, precisamente em 28 de Novembro de 2017.
Segundo Haroldo, o Município possui sistema moderno no qual são publicados em tempo hábil TODOS os atos administrativos, em observância a Lei da Transparência, a Lei de Acesso à Informação e ao Decreto 7.185/2010 (que determina como deve ser a transparência administrativa do setor público). 

Portal da Transparência do Município de Felipe Guerra/RN, completo e devidamente atualizado.
O MOSSORÓ AGORA buscou e localizou o Portal da Transparência do Município de Felipe Guerra, que pode ser acessado AQUI, bem como comprovou que o mesmo se encontra devidamente atualizado. 

O que se percebe é que a população brasileira ainda enfrenta dificuldades para manusear as ferramentas eletrônicas de transparência, seja dos Municípios, Estados ou da União, e que faltam políticas públicas com a finalidade de orientar melhor a população em relação ao acesso e manuseio. Mas aí já é outra questão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...