sexta-feira, 6 de abril de 2018

Inep cancela 1ª edição de 2018 de exame de proficiência em português para estrangeiros

O governo federal decidiu cancelar a edição do primeiro semestre do Celpe-Bras, o exame que mede a proficiência de estrangeiros em português brasileiro. A decisão foi tomada em 29 de março, segundo documento enviado aos coordenadores dos postos aplicados do exame, menos de dez dias depois de o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) anunciar as datas de inscrições e aplicação das provas.
De acordo com as informações recebidas pelos postos aplicadores, as inscrições do Celpe-Bras começariam na última segunda-feira (2) e iriam até o dia 13 de abril. As provas seriam aplicadas entre os dias 5 e 7 de junho.
Em um comunicado divulgado nesta quinta-feira (5), a assessoria de imprensa do Inep confirmou que o Celpe-Bras terá uma única edição neste ano.
"Estavam previstas duas edições, porém, após reuniões de ajustes do cronograma, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) em conjunto com os ministérios da Educação (MEC) e das Relações Exteriores (MRE), o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES) definiram realizar uma única aplicação no segundo semestre deste ano", afirmou o Inep, em nota, explicando ainda que o edital com a data da prova do segundo semestre será divulgado "em breve".
Na quarta-feira (4), a Sociedade Internacional de Português Língua Estrangeira (Siple) publicou um comunicado manifestando "preocupação com o cancelamento".
"Considerando a visibilidade que o exame Celpe-Bras tem alcançado nas últimas edições como uma política linguística do Brasil, e não só como um instrumento de avaliação em/de língua portuguesa, nos preocupa o tratamento que o exame vem recebendo", afirmou a entidade.
"São exames como o Celpe-Bras, reconhecido internacionalmente e inspirador de exames para outras línguas, os embaixadores da língua e da(s) cultura(s) de um povo, instrumento chave de política linguística e das Relações Exteriores para consolidar a imagem e as relações (não só econômicas e comerciais) do Brasil com o bloco regional Sul, com extensão para a América Latina e o mundo", diz a nota.

20 anos de Celpe-Bras

Em 2018, o exame de proficiência em português oferecido pelo governo brasileiro completa 20 anos. De acordo com o Inep, responsável pela aplicação do Celpe-Bras desde 2009, nos últimos oito anos o exame teve mais de 68 mil participantes (veja abaixo):
Histórico do Celpe-Bras
Veja a evolução no número de participantes do exame de proficiência em português do Brasil
Fonte: Inep
Expansão desde 2010
O Inep aplicou um total de 68.621 provas do Celpe-Brasil entre 2010 e 2017
Fonte: Inep
Segundo a Siple, desde 1999 o Celpe-Bras tem sido realizado duas vezes por ano, e a mudança em 2018 pode provocar prejuízos a profissionais que necessitam revalidar seus diplomas e estudantes de convênios internacionais. O Inep, porém, ressaltou, em nota, que "a supressão da primeira edição não trará prejuízo para os mais de 200 participantes do Programa Estudante-Convênio Graduação (PEC-G), já no país, e os futuros participantes do Programa Estudante-Convênio Pós-Graduação (PEC-PG), uma vez que os resultados da edição a ser realizada no segundo semestre poderão ser utilizados para acesso e continuidade nesses programas".

Decisão 'excepcional' para a implementar melhorias

De acordo com a Diretoria de Avaliação da Educação Básica do Inep, "a decisão de realizar uma única edição do Celp Bras em 2018 foi baseada na necessidade de implementação de melhorias urgentes na execução do exame e de ampliação do número de postos aplicadores no Brasil e no exterior".
A diretoria afirma que, atualmente, há uma demanda de credenciamento de 33 instituições brasileiras vinculadas ao Programa Idiomas sem Fronteiras (IsF) e 48 no exterior, o que "praticamente dobrará o número de postos aplicadores atualmente credenciados, ampliando o alcance dessa política".
O órgão diz que a decisão de cancelar a edição do primeiroa semestre "é absolutamente excepcional" e que, "a partir de 2019, com o credenciamento dos novos postos e a implementação das melhorias necessárias, o Inep retornará a aplicar duas edições anuais".

Falta de tempo hábil

Em uma carta enviada aos postos aplicadores nesta semana, o Inep explicou que o motivo do cancelamento foi o curto prazo. A autarquia também citou o fato de que o processo de tomada de decisão em torno do Celpe-Bras se tornou "mais moroso e complexo", depois do aumento da abrangência e visibilidade do exame.
De acordo com o documento, depois de anunciar as datas, os responsáveis pelo exame realizaram "uma série de reuniões a fim de ajustar o cronograma para a aplicação de duas edições" do Celpe-Brasil, mas, "à medida que as discussões avançaram, vários riscos foram levantados pelos atores envolvidos no processo cuja aplicação estava prevista para ocorrer em junho".
O Inep afirmou, na carta, que os três riscos são "o curto período de construção dos instrumentos", "a dificuldade de entrega e devolução dos malotes de prova dentro do prazo previsto" e o "tempo hábil para processamento dos resultados a fim de atender aos programas vinculados ao exame".
"Pedimos desculpas pelas alterações intempestivas no cronograma 2018", continuou o Inep. "Contamos com a compreensão de todos, considerando a complexidade do exame, principalmente, no que diz respeito à logística, a quantidade de atores externos envolvidos no processo, a abrangência e a visibilidade que o exame tem alcançado nas últimas edições, o que tem tornado o processo de tomada de decisão mais moroso e complexo."

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...