segunda-feira, 2 de novembro de 2015

Galileu de Caraúbas, prepara Aulas para o Concurso Público.


Prova 10 de Janeiro de 2016 (60 Questões)
Taxa de Inscrição 65 Reais de 9 de novembro a 7 de dezembro site: http://www.idecan.org.br/ As provas objetivas serão aplicadas simultaneamente nas cidades de NatalParnamirimNova CruzSão Paulo do PotengiCeará-MirimMacauSanta CruzAngicosCurrais NovosCaicó, Assú, MossoróApodiUmarizalPau dos Ferros e João Câmara

ANEXO I – CONTEUDO PROGRAMATICO LINGUA PORTUGUESA Compreensao e interpretacao de textos; denotacao e conotacao; figuras; coesao e coerencia; tipologia textual; significacao das palavras; emprego das classes de palavras; sintaxe da oracao e do periodo; pontuacao; concordancia verbal e nominal; regencia verbal e nominal; estudo da crase; semantica e estilistica. CONHECIMENTOS DIDATICOS E PEDAGOGICOS Teoria e Pratica da Educacao. Conhecimentos Politico-Pedagogicos: funcao social e politica da escola; perspectiva critica e perspectiva neoliberal; gestao democratica e autonomia na organizacao do trabalho escolar; colegiados escolares; projetos politico-pedagogicos. Conhecimentos da Pratica de Ensino: processos e conteudos do ensino e da aprendizagem; conhecimento na escola; a organizacao do tempo e do espaco e a avaliacao escolar; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade. Cotidiano escolar: relacoes de poder na escola; curriculo e cultura; tendencias pedagogicas na pratica escolar. A educacao basica no Brasil: acesso; permanencia; inclusao e fracasso escolar. A organizacao da educacao basica: LDB Lei Federal n 9394/96 e suas alteracoes posteriores; principios e fins da educacao nacional; diretrizes curriculares para o ensino fundamental e para a educacao Infantil; parametros curriculares nacionais. CONHECIMENTOS ESPECIFICOS ESPECIALISTA DE EDUCACAO - SUPORTE PEDAGOGICO Estatuto da Crianca e do Adolescente; Diretrizes Curriculares para o ensino fundamental e para a educacao Infantil; Parametros Curriculares Nacionais A educacao escolar, o sistema de organizacao e gestao da escola. Organizacao geral do trabalho escolar – gestao participativa, conselhos escolares: democratizacao da escola e construcao da cidadania. Fundamentos da Educacao: conceitos e concepcoes pedagogicas. Educacao: principais definicoes e conceitos, seus fins e papel na sociedade ocidental contemporanea. Principais aspectos historicos da Educacao Brasileira. Funcao historica e social da escola: a escola como campo de relacoes (espacos de diferencas, contradicoes e conflitos), como espaco para o exercicio e a formacao da cidadania, como espaco de difusao e construcao do conhecimento. A educacao em sua dimensao teorico-filosofica: filosofias tradicionais da Educacao e teorias educacionais contemporaneas. As concepcoes de aprendizagem/ aluno/ ensino/ professor nessas abordagens teoricas; projetos de trabalho e a interdisciplinaridade; Teorias e praticas na educacao. Curriculo e cultura, objetivos educacionais, conteudos curriculares e aprendizagem. O espaco da sala de aula como ambiente interativo; a atuacao do professor mediador; a atuacao do aluno como sujeito na construcao do conhecimento. Avaliacao como processo continuo, investigativo e inclusivo. Etica profissional.

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