Na última quinta, dia 04 de agosto, foi um dia histórico para o Campus de Caraúbas da Universidade Federal Rural do Semi-Árido. É que foram iniciadas as atividades de um curso de Especialização num campus da Ufersa fora da sede. E coube a Caraúbas, na região da Chapada do Apodi, realizar esse feito. O curso de Especialização Interdisciplinar chega com o objetivo de qualificar os professores da Rede de Educação Básica tendo como foco a interdisciplinaridade na formulação do currículo e das metodologias utilizadas em sala de aula.
A aula inaugural foi ministrada pela Professora Doutora da Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Arlete Petry, que abordou o tema “Interdisciplinaridade: o que é e qual o seu sentido?”. Participaram da abertura o Reitor, o professor José de Arimatea de Matos, a Pró-reitora Adjunta de Pesquisa e Pós-gradução, Subênia Medeiros; o Diretor do Campus da Ufersa em Caraúbas, Daniel Freitas e a Coordenadora do Núcleo de Educação a Distância da Ufersa, Valdenize Nascimento. Ainda prestigiaram o evento, a professora Rita Diana Gurgel – representando o Campus Angicos e o Secretário de Educação de Caraúbas, Robenildo Lima.
A professora Luciana Mafra, coordenadora da Especialização, deu as boas vindas a todos os estudantes e destacou a importância do curso para a região, reforçando a educação como caminho para incluir e buscar o desenvolvimento. O diretor da Ufersa em Caraúbas, o professor Daniel Freitas, reforçou que o campus vai lutar por outros cursos e programas de pós-graduação. Atualmente, Caraúbas também conta com o Programa de Pós-Graduação em Ensino, o POSENSINO, desenvolvido em parceria com o IFRN e a UERN.
O Reitor, o professor José de Arimatea, parabenizou o trabalho da coordenação e disse que os novos alunos da Especialização estavam chegando numa Universidade de referência e de muita qualidade. “Vocês (estudantes) têm agora o sobrenome Ufersa também”, comemorou.
Nesta primeira etapa, foram selecionadas 50 pessoas para a especialização, a maioria professores. Os alunos são das cidades de Caraúbas, Apodi, Umarizal, Olho D’água do Borges, Campo Grande, Janduís, Patu, entre outras. As aulas vão acontecer aos sábados, manhã e tarde, no Campus de Caraúbas e terão 10 módulos totalizando 345 horas/aula. Para a conclusão da especialização o aluno/a deverá apresentar Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre interdisciplinaridade e educação a partir das realidades escolares locais.
O curso de Especialização Interdisciplinar terá duração de 12 meses, tendo como componentes curriculares os módulos: Conselhos Escolares e Estatuto da Criança e do Adolescente (30h/a); Metodologia Científica ( 45h/a); Sociedade e Práticas Sustentáveis (30h/a); Ensino de Leitura e Literatura (30h/a); Gestão Orçamentária na Escola (30h/a); Novas Tecnologias e Ensino (30h/a); Tecnologias Digitais e Educação (30h/a); Gêneros Orais na Escola (30h/a); Educação Interdisciplinar (30h/a) e, Trabalho de Conclusão de Curso (60h/a).
A equipe de professores que vai ministrar a pós-graduação é formada por doutores e mestres nas mais variadas áreas do conhecimento – letras, educação, políticas públicas, tecnologia, direito, ambiente – dos cursos de letras e ciência e tecnologia da Ufersa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.