Com a vitória por 1 a 0 sobre o Atlético-PR, neste sábado, em Cariacica, o Flamengo vai dormir na liderança do Campeonato Brasileiro. Embora o Rubro-Negro ainda possa ser ultrapassado por quatro adversários na rodada, é algo a se comemorar, uma vez que a equipe não chegava ao topo desde 2011. Contido, o técnico Zé Ricardo celebrou o resultado, mas evitou euforia. Para o treinador, o importante, por ora, é se manter entre os primeiros colocados.
Zé Ricardo concedeu coletiva em Cariacica após o jogo (Foto: Fred Gomes/GloboEsporte.com)
- Nossa preocupação é jogo a jogo. Há cinco rodadas, a diferença para o líder era de oito pontos. Tiramos para cinco, depois para três e em seguida para dois. Com a vitória hoje, o pior que pode acontecer é manter essa diferença. É importante a gente estar no bolo de clubes na parte de cima da tabela. Ainda temos muito a crescer e a evoluir. A equipe vem mostrando isso. Estamos há seis partidas sem perder e há três sem sofrer gols. O grupo está muito unido e comprometido. Então só posso acreditar que ainda vamos crescer bastante na competição - analisou Zé Ricardo.
Embora evite soltar fogos com a ponta provisória, Zé não se furtou de celebrar o importante triunfo. Disse que ficou muito tocado com o resultado, principalmente por ter pego um Flamengo que vinha de três eliminações e afundado numa forte crise
- Não consigo desvincular da condição humana do atleta. Se o cara se sente bem como pessoal, vai render mais como atleta. Saio satisfeito, no final do jogo fiquei um pouco emocionado. São dois meses de trabalho. É uma pressão muito grande trabalhar num clube enorme como o Flamengo, mas também um orgulho enorme. Sinto que tenho a confiança do grupo, diretoria.
Confira outros trechos da entrevista:
Conhece a brincadeira do "cheirinho de hepta", feita pela torcida nas redes sociais? Também está sentindo o cheiro?
Tenho escutado (sorri). A rapaziada fala, amigos, colegas e família também, mas a verdade é que a gente tenta se concentrar muito no trabalho. Sinceramente não fico vendo noticiário o todo tempo, primeiro porque não tenho tempo para isso e segundo que muitas das vezes a gente vê analises com pouco cabimento. Então não queremos nem passar isso para os atletas e procuramos trabalhar para isso.
Evolução defensiva
A gente vem fazendo jogos mais consistentes, com equilíbrio defensivo, sofrendo menos. Conseguimos fazer do jeito que queria, com marcação um pouco mais adiantada. Isso facilita a defesa. Toda a equipe está de parabéns. Quanto mais gerar comportamento através disso, acho que podemos conseguir os resultados.
Jogo consistente
Temos aqui em Cariacica um aproveitamento bom, mas temos que avaliar jogo a jogo. Hoje, fizemos um jogo muito consistente, criamos muitas chances. Foi uma vitória merecida. O Atlético-PR é um grande adversário e umas das equipes mais organizadas do campeonato. Tem um excelente treinador, o professor Paulo Autuori, que admiro e que é uma referência para mim. Mesmo assim conseguimos os três pontos tão desejados.
Fernandinho mau no primeiro tempo e premiado pela insistência no segundo
Sabíamos que seria um jogo difícil pelos lados dos campos. O Everton tem sido fundamental tanto nas partes defensiva quanto ofensiva. Não acreditávamos que Everton poderia aguentar todo o jogo, fez dois jogos muito intensos contra Coritiba e Santos. Resolvemos apostar no Fernando, e o que eu posso tirar como indicativo é dos treinamentos e dos jogos. Não fez uma partida brilhante na quarta, mas tínhamos certeza que, pelo o que ele vinha mostrando no treino, ele poderia sim. O jogador precisa de confiança, ele com confiança rende mais. Tenho certeza que o Fernando pode ser bastante útil para a equipe. Com a insistência dele, só quem ganhou foi ele mesmo. É um atleta que trabalha bastante, tem muito a crescer como atleta, apesar de já ter muita experiência. Estamos trabalhando isso, e ele vai ajudar bastante a gente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.