sexta-feira, 30 de setembro de 2016

OUTUBRO ROSA ENTRA NO CALENDÁRIO OFICIAL DO ESTADO

A partir de amanhã começa oficialmente mais uma edição do Outubro Rosa, um mês de atividades voltadas à conscientização das mulheres para os cuidados com a saúde. No Rio Grande do Norte, o período faz parte do calendário oficial do Estado através de lei de autoria do presidente da Assembleia Legislativa, Ezequiel Ferreira de Souza (PSDB).
“O Outubro Rosa é uma iniciativa vitoriosa e agora o Rio Grande do Norte tem a institucionalização do movimento em seu calendário de eventos sinalizando que aqui se prega a sensibilização das mulheres para que realizem os exames necessários à prevenção do câncer de mama”, comemora Ezequiel Ferreira, autor do projeto.
Estar no calendário oficial de ventos do Estado permite que o Governo faça ações relativas a data. Não ficando somente nas ações de voluntário de ONGs. E reforça a luta pela causa tão nobre para a saúde da mulher. Para marcar a campanha a Assembleia Legislativa vai promover, no dia 10 de outubro, uma sessão solene alusiva à causa. Antes disso, na próxima terça-feira (4), o presidente da Casa Legislativa receberá visita de representantes do Grupo Reviver.
No Rio Grande do Norte, o câncer de mama mata 200 mulheres por ano, principalmente por falta de diagnóstico precoce. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é o segundo tipo mais frequente de no mundo o que mais leva mulher à morte no Brasil.
O movimento Outubro Rosa começou nos Estados Unidos. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a luta contra o câncer e estimula a participação da população, empresas e entidades. A primeira iniciativa vista no Brasil em relação ao movimento foi a iluminação em rosa do monumento Mausoléu do Soldado Constitucionalista (Obelisco do Ibirapuera), em São Paulo, em outubro de 2002.

ECONOMIA: MULTINACIONAL GERA MAIS DE 450 EMPREGOS NO RN

IMG000000000129010O governador Robinson Faria participou, na manhã dessa quinta-feira (29), da inauguração da loja Leroy Merlin, em Parnamirim, região Metropolitana de Natal. A marca francesa, especializada em material de construção e produtos para o lar, investiu cerca de R$ 100 milhões na implantação da filial e abriu mais de 200 vagas de empregos para os potiguares. A multinacional possui 9 mil m² de área e mais de 80 mil itens, divididos em 15 setores.
Robinson Faria parabenizou a empresa pela abertura e destacou as principais ações do Estado para atrair novos investidores. “Em tempos de recessão econômica, é uma vitória receber uma empresa de atuação mundial. O Estado oferece um ambiente favorável para a instalação de novos investidores. Prova disso é uma pesquisa do IBGE, que aponta que o Rio Grande do Norte é o estado do país que mais cresceu no setor de comércio e serviços. Ficamos muito felizes por a empresa ter apostado no nosso mercado e ter aberto novas oportunidades de emprego e renda para os potiguares”, declarou o governador.
O diretor geral da Leroy Merlin no Brasil, Alaín Ryckeboer, explicou que o investimento no RN era uma das prioridades da empresa e uma das principais apostas de mercado da região Nordeste. “Dentro do nosso planejamento de expansão, escolhemos os estados que ofereciam oportunidades de crescimento para a Leroy. Essa é a terceira loja do Nordeste e acreditamos no potencial do Rio Grande do Norte. O mercado é dinâmico e visualizamos grandes consumidores na região”, ressaltou o diretor geral.
A empresa também abriu oportunidades para fornecedores locais. Segundo a diretoria, pequenos e médios empresários foram cadastrados para oferecer produtos regionais e trazer à loja, as características e identidade do Estado.
O evento de apresentação da multinacional também contou a presença dos secretários estaduais de Comunicação, Juliska Azevedo e do Desenvolvimento Econômico (SEDEC), Flávio Azevedo, além de representantes da empresa, autoridades políticas e funcionários. A loja será aberta oficialmente ao público nesta sexta-feira (30).
Leroy Merlin
A Leroy Merlin chegou ao Brasil em 1998. Esta é a 39ª loja da marca no país, em 11 estados brasileiros, mais o Distrito Federal. O home center oferece centenas de opções em jardinagem, ferragens, organização, pintura, decoração, iluminação e cozinhas, entre outros itens para casa.
A multinacional é líder, pelo sétimo ano consecutivo, no setor de Varejo da Construção Civil, conforme um Ranking Nacional das Lojas de Material de Construção da Revista Anamaco (Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção).

SESED EXPLICA OPERAÇÃO DE SEGURANÇA PARA ELEIÇÕES DE DOMINGO

Sesed
Secretário de segurança,Caio Cesár Marques Bezerra, disse que a missão é garantir a tranquilidade do pleito.
A Secretaria de Estado da Segurança Pública e da Defesa Social (Sesed) apresentou em coletiva de imprensa realizada nesta sexta-feira (30) o plano de operações para as eleições que serão realizadas no próximo domingo (2).
O secretário de segurança e delegado, Caio César Marques Bezerra, disse que a missão da segurança pública é garantir a tranquilidade do pleito e o processo democrático.
“Estamos utilizando quase que a totalidade do efetivo disponível”, revelou.
O plano de segurança vai contar com 6.500 profissionais de segurança na ação eleitoral. A Polícia Militar atuará com um total de 5.800 policiais militares, sendo 3.100 na área do Comando de Policiamento Metropolitano (CPM) e 2.700 na área do Comando de Policiamento no Interior (CPI).
Os trabalhos começam este sábado (29) quando começará as escoltas das urnas eletrônicas aos locais de votação. As principais atividades criminosas que serão combatidas na operação são: boca de urna, transporte ilegal de eleitores, fiscalização da lei seca e transportes de valores não declarados.
A Polícia Civil irá disponibilizar um efetivo de 601 agentes e estará presente em todo o RN. Haverá ainda um efetivo disponível de 175 militares do Corpo de Bombeiros e 1.500 homens do Exército Brasileiro em 85 municípios do estado em virtude da garantia do voto.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) também apresentou seu plano de ação que vai contar com 40 policiais, 20 viaturas, 2 guinchos, 3 radares portáteis e 30 bafômetros.
Equipes estarão de serviço presentes nas centrais de apurações em Natal e em cidades do interior a partir das 17h e permanecerão no local até o final da apuração

MP Eleitoral emite recomendação para eleitores potiguares e instrução a autoridades


O Ministério Público Eleitoral, através do procurador regional Eleitoral, Kleber Martins, emitiu uma recomendação a todos os eleitores do Rio Grande do Norte e uma instrução aos promotores eleitorais e aos órgãos policiais e demais forças de segurança pública que vão atuar nas Eleições, neste domingo, dia 2.

No caso da recomendação, a preocupação do procurador é que os eleitores não venham a cometer “determinadas condutas que, apesar de comuns na véspera e no dia do pleito eleitoral, configuram ilícitos eleitorais graves, alguns inclusive de natureza criminal”. O documento cita os chamados “voos da madrugada”, que consiste em espalhar material de propaganda próximo ao locais de votação; e a compra de venda de votos, detalhando nos dois casos a legislação a respeito e as diversas penas que podem ser aplicadas aos que praticarem essas ilegalidades.

A recomendação traz ainda alertas contra a chamada “boca de urna”, bem como com relação à realização - proibida no dia da eleição - de comícios, carreatas ou o uso de alto-falantes ou amplificadores de som. Outro ilícito comum, e que fere a legislação eleitoral, é o transporte de eleitores, só permitido aos veículos e condutores que estejam a serviço da Justiça Eleitoral; se tratem de transporte regular coletivo; tenham sido alugados sem finalidade eleitoral; ou que pertençam a quem o esteja dirigindo, juntamente com sua família.

Já a instrução alerta os promotores eleitorais e os órgãos policiais quanto às mesmas práticas citadas na recomendação, orientando-os como agir no momento do flagrante e após a ocorrência, solicitando inclusive a tomada de todas medidas necessárias e possíveis ao registro adequado das irregularidades, para futura análise do MP Eleitoral e da própria Justiça Eleitoral.

Semana Ativa do Administrador – SEAA 2016


14462741_1223690311028267_8978095115917834985_n
Entre os dias 05 e 07 de outubro o Curso de Administração da UFERSA irá promover a VIII Semana Ativa do Administrador – SEAA – 2016. O evento que anualmente é promovido pelos próprios alunos, nesta edição irá também comemorar os 10 anos de criação do curso.
A abertura será no dia 05/10, às 19h no Auditório Amâncio Ramalho, com uma conferência que irá abordar a temática: “Passado, presente e futuro: que desafios foram enfrentados nos últimos 10 anos e o que aguarda os administradores nos próximos 10?”. Como conferencistas foram convidados profissionais de destaque em 04 setores econômicos de nossa região:
  • – Alexandro Weber: empreendedor e proprietário do Restaurante Tchê Gourmet, que irá falar sobre o setor de serviços;
  • – Getúlio de Freitas Vale: empresário e presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Mossoró – CDL, que irá falar sobre o setor de varejo;
  • – Francisco Carlos Carvalho de Melo: Doutor em Administração, vereador, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-Secretário de Administração do Município, que irá falar sobre gestão pública;
  • – Seissa Praxedes: economista e empresária do setor salineiro, proprietária da REFIMOSAL, que irá falar sobre a indústria e os desafios da mulher na gestão empresarial.
No dia 06 ocorrerá a programação científica, com apresentação de trabalhos acadêmicos às 14h na central de aulas IV do CCSAH, no campus leste. À noite serão oferecidos minicursos, com os seguintes temas:
  • Orientação para Plano de Carreira, com Larissa Gabrielle, Diretora de Marketing do Grupo Partage em Mossoró
  • Empreendedorismo para começar bem, pelo SEBRAE Mossoró
  • Choice Game: Por que falar de negócios de impacto social?, com Gracielle, da Choice
Na sexta-feira, dia 07, a palestra de encerramento será com o jovem empreendedor Alan Gomes, VP de Engenharia e co-fundador da In Loco Media, maior empresa de publicidade mobile do Brasil e detentora da tecnologia de localização indoor mais precisa do mercado global, a In Loco Indoor Location Tech.
Alexando Weber, do restaurante Tché Gourmet irá falar sobre empreendedorismo e o setor de serviços.
getulioDr. Getúlio Vale, presidente da CDL irá falar sobre o setor de varejo de Mossoró.
14484810_590224391102515_3177922755907499179_nA empresária Seyssa Praxedes irá falar sobre o setor industrial e sobre os desafios da mulher à frente de uma indústria.
14390778_588783321246622_3638786684649196761_n O Professor Dr. Francisco Carlos, do departamento de Economia da UERN, ex-presidente da Câmara Municipal e ex-secretário de Administração da Prefeitura municipal irá falar sobre gestão pública.
 14067553_1176991808989382_9060621122131578090_n Larissa Gabielle, Diretora de Marketing do Grupo Partage em Mossoró irá falar sobre planejamento de carreira.
 14434968_588791281245826_1655527063377852491_o O jovem empreendedor Alan Gomes fará a palestra de encerramento da VIII Semana Ativa do Administrador.
Maiores informações e inscrições no site oficial do evento: https://seaa2016.wordpress.com/ ou no hotsite no facebook:https://www.facebook.com/SEAAUFERSA/?fref=ts

Chuvas aumentam na segunda quinzena de outubro

O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) divulgou a Previsão Climática Sazonal. Segundo o documento, a partir da 2ª quinzena de outubro, as chuvas serão mais regulares na grande área central do Brasil, que cobre o sul da Amazônia, as Regiões Sudeste e Centro-Oeste e o oeste da Região Nordeste. Além disso, até dezembro, as temperaturas podem ficar acima da média histórica na maior parte do País.

De acordo com a pesquisadora do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTEC/Inpe), Renata Tedeschi, a tendência dos últimos anos é de aumento das temperaturas, ainda que haja entradas ocasionais de massas de ar polar de alta intensidade no território brasileiro.

quinta-feira, 29 de setembro de 2016

Árvores em Caraúbas tem feito seu espetáculo de beleza à parte no mês de setembro

Fonte: Blogger ICÉM.

O mês mais florido do ano é setembro que deu um charme a mais a nossa querida cidade de Caraúbas. Os caraubenses podem contemplar este belíssimo espetáculo que a natureza nos proporciona. 

Nesta época do ano as Caraubeiras ficam belíssimas e viram cartão postal da cidade. Essas árvores exuberantes e frondosas de belas flores amareladas são conhecidas pelos índios por Caraumbá que quer dizer árvore de casca escura e amargosa e pelos tropeiros por Caraúbas ou Caraubeira.

Onde contam os historiadores que no período difícil da seca no ano de 1792, a árvore floresceu e proporcionou ao gado da fazenda do Capitão Leandro Bezerra, uma boa sombra para abrigar amenizando o sofrimento do gado, já que a escassez de água era enorme e que para saciar a sede do gado era complicado, pelo menos uma sombra refrescante o gado tinha. 

A caraubeira é uma verdadeira Rainha, e está espalhada por diversas ruas de Caraúbas com seus lírios amarelos e no chão formando um lindo tapete amarelado das flores que caem mostrando sua imponente beleza.

Nossa homenagem ao Dia da Árvore que foi ontem (21) a um dos símbolos mais famosos de nossa terrinha "A flor da Caraubeira"  

Por: Viviane Cristina

















 Praxedes Supermercado, o melhor da região com preços imbatíveis!

 Caraúbas agora tem uma nova opção para você realizar seus exames laboratoriais







FACEBOOK DEVE LANÇAR REDE SOCIAL PROFISSIONAL EM OUTUBRO


Facebook at Work
O Facebook deve lançar uma rede social para uso profissional em outubro. A informação foi dada ao site de notícias de tecnologia TechCrunch por uma pessoa envolvida no processo. Com o nome de Facebook At Work (Facebook no trabalho, em tradução livre), o sistema será pago, pela empresa interessada, e terá como objetivo conectar profissionais que trabalham em uma mesma companhia, para tarefas como compartilhar informações, ideias e participar de grupos de trabalho. Se a pessoa tiver uma conta pessoal na rede, ela ficará separada da conta profissional.
Os rumores sobre o novo produto da rede social começaram há cerca de dois anos. O Facebook convidou grandes empresas para testar o produto, como o Royal Bank of Scotland. São cerca de 450 participantes até o momento e a adesão de novas companhias ao serviço depende da aprovação da rede social. O Facebook já disponibiliza até mesmo uma versão beta da aplicação para celulares. Embora o app esteja disponível na loja oficial da Apple, é preciso ter uma conta corporativa, das empresas selecionadas, para baixá-lo.

ELEITOR PODE JUSTIFICAR AUSÊNCIA DO VOTO ATÉ 60 DIAS APÓS REALIZAÇÃO DA CADA TURNO

As eleições municipais acontecem no próximo domingo (2) e, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), os eleitores têm até 60 dias após cada turno para justificar a ausência do voto.
Caso prefira, o eleitor também pode justificar no dia da votação, caso o mesmo não esteja presente na região de seu colégio eleitoral. Ainda de acordo com o TRE, os eleitores que estiverem fora do país podem fazer sua justificava pelo correio, diretamente ao cartório eleitoral do município onde vota ou pessoalmente em até 30 dias após o retorno ao Brasil.
Para justificar o voto, o eleitor precisa levar o requerimento de justificativa eleitoral, o titulo de eleitor e um documento oficial com foto. Caso a justificativa seja feita no dia da votação, o requerimento estará disponível na secção eleitoral.

quarta-feira, 28 de setembro de 2016

DEFENSORIA PÚBLICA DESATIVADA EM ASSU, CAICÓ E PAU DOS FERROS

A Defensoria Pública do RN deve sofrer um corte de 50% no seu Orçamento, o que significa uma queda de R$ 54 milhões para R$ 27 milhões. Com isso, as cidades de Caicó, Assú e Pau dos Ferros perderão seus núcleos da DPE.

Ainda existem unidades da Defensoria em Natal, Parnamirim, Nova Cruz, Ceará-Mirim, Nísia Floresta e Mossoró. Voltando a falar de Caicó, a capital do Seridó deixará uma população desassistida de 73.781 pessoas.

Segundo levantamento da própria DPE, no ano de 2015, são assistidas as cidades de Caicó (67.747 pessoas), São Fernando (3.603 pessoas) e Timbaúba dos Batistas (2.428 pessoas). No ano passado, em Caicó, foram realizados 2.981 atendimentos, no núcleo Cível e 1.016, no Criminal.

Nordeste terá volume tão grande de chuvas que vai modificar até a geografia, dizem pesquisadores


Após sofrer por várias décadas com a seca, o Nordeste brasileiro pode ir para o outro extremo e sofrer com excesso de chuvas, que começariam em 30 anos, de acordo com as previsões. De acordo com pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP), ao Correio Online, chuvas torrenciais trarão um volume de água tão grande, a ponto de modificar a geografia nordestina, eliminando espécies e fazendo surgir novas fauna e flora. O desastre ambiental será provocado pela ação do homem, que resulta em emissão de gases do efeito estufa em atlas concentrações e desequilibram o clima no planeta. O resultado disso é que as correntes marinhas irão reduzir em até 44% sua intensidade, provocando super aquecimento das águas do Atlântico, nas imediações da região Nordeste, produzindo maior evaporação e formação de chuvas em excesso.

“O aquecimento global vai arrefecer as correntes marinhas de duas formas. Uma delas é intensificando as chuvas nas altas latitudes do Atlântico Norte, onde as águas precisam ser mais densas para afundar e retornar ao Sul, realimentando as correntes. Se chove muito, reduz a salinidade da água e consequentemente sua densidade, dificultado o afundamento. A outra forma é derretendo as calotas de gelo sobre a Groenlândia, liberando água doce e também reduzindo a salinidade da água, exatamente nos sítios de formação das águas profundas, onde as correntes marinhas fazem o retorno”, explicou o professor de Ciências da USP, Cristiano Chiessi, coordenador da pesquisa que estuda os efeitos da redução das correntes marinhas.

terça-feira, 27 de setembro de 2016

UFRN ANUNCIA CONCURSO PÚBLICO

A Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) realiza concurso público para cargo técnico-administrativo com seis vagas distribuídas entre ensino superior e técnico. O processo seletivo é realizado pelo Núcleo Permanente de Concursos (Comperve) com a coordenação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp) com inscrições até o dia 24 de outubro.

As vagas são para administrador (1), nutricionista (1), produtor cultural (2), tecnólogo em gestão pública (1) e técnico de laboratório/patologia(1). O salário é de R$ 3.868,21 para nível de classificação E, com taxa de inscrição de R$ 80 e a remuneração de R$ 2.294,81 para o cargo de nível D com taxa de inscrição no valor de R$ 60.

O processo de seleção consiste de 50 questões objetivas sobre Legislação, Língua Portuguesa, Conhecimentos Específicos e uma redação. As provas serão aplicadas no dia 4 de dezembro nos municípios de Natal, Caicó e Santa Cruz.

Os candidatos devem acessar o site da Comperve aqui, preencher o formulário de inscrição e realizar o pagamento. Outras informações sobre o processo seletivo podem ser consultadas no edital

Psicologia promove campanha por saúde mental na universidade #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria


A Ufersa leva ensino a joens nas diversas áreas do conhecimento |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
A Ufersa leva ensino a joens nas diversas áreas do conhecimento |Foto: Eduardo Mendonça/Assecom/Ufersa
A Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis – PROAE, por meio do Serviço de Psicologia, inicia nesta segunda-feira, dia 26 de setembro, a campanha #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria (Não é besteira, é coisa séria!), em alusão ao Setembro Amarelo, uma campanha nacional durante o mês de prevenção ao suicídio. A iniciativa irá percorrer todas as salas de aulas do campus de Mossoró e ainda em Angicos, Caraúbas e Pau dos Ferros com distribuição de material informativo e divulgação de ações voltadas às redes sociais.
Diversos cartazes ilustrando situações de sofrimento que foram relatadas pelos estudantes serão afixados nos murais e locais de grande circulação. Todos os materiais serão acompanhados da hastag #Nãoébesteira #Écoisaséria de modo a sensibilizar a comunidade ufersiana para discutir e promover redes de apoio interpessoal àqueles que em algum momento da vida acadêmica vivenciaram algum sofrimento.
É necessário repensar esse espaço acadêmico, de modo que venhamos a construir um ambiente universitário saudável
 Mônica Almeida, psicóloga
A coordenadora da ação, psicóloga Mônica Almeida, explica que a campanha surgiu após a observação de diversas situações de vivências expressas pelos estudantes universitários que são atendidos no Serviço de Psicologia. De acordo com ela, várias pesquisas já apontam que o meio acadêmico causa sofrimento às pessoas devido às exigências dentro de um sistema que culpabiliza o sujeito. “Estamos tão acostumados com essa realidade de termos que abdicar de sono, lazer e qualidade de vida, que não refletimos sobre o absurdo que isso é”, alerta.
Mônica Almeida ainda chama atenção para o fato de não ser normal ter crises de ansiedade e passar semanas inteiras sem dormir o tempo necessário para o descanso físico e mental devido à sobrecarga de atividades. “A cobrança é tamanha que começamos a nos culpabilizar, pois temos que nos adequar aos padrões estabelecidos. É necessário repensar esse espaço acadêmico, de modo que venhamos a construir um ambiente universitário saudável. É preciso discutir essas questões e problematizar formas de apoio aos nossos estudantes, que podem e devem ser realizadas por todos”, justifica a psicóloga.
Imagens da campanha #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria
Imagens da campanha #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria

“Eu estudava, mas dava um ‘branco’ na hora da prova”

Crise de choro, esquecimento total do conteúdo, dificuldade de apresentar seminários, mal-estar físico e mental foram sintomas que acompanharam a estudante Grazielly Costa até meados do curso de graduação em Engenharia Florestal. Consciente das dificuldades que começavam a prejudicar o andamento do curso, ela procurou o setor de Psicologia da Ufersa e, hoje, já relata, com bom humor, alguns dos desafios superados.
Imagens da campanha #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria
Imagens da campanha #NãoÉBesteiraÉCoisaSéria
“Eu lembro que a minha crise de ansiedade vem desde o ensino médio, tanto que, certa vez, um professor me perguntou se eu queria que a turma ficasse de costas na tentativa de eu conseguir apresentar o seminário. Eu estudo, viro noites, mas dá um branco na hora da prova ou na hora de falar”, relata Gazielly. Devido as constantes crises de ansiedade, um semestre do curso foi trancado.
Foi com o acompanhamento especializado da psicologia que ela retomou as atividades da graduação. “Foi um longo período de conversas e acompanhamento, mas eu sinto uma grande diferença. Hoje, por exemplo, consigo me sentir mais segura com o que estudei e isso me passa também mais tranquilidade na hora de realizar uma prova”, diz Grazielly.

Psicologia na Educação

O Serviço de Psicologia na Ufersa tem como objetivo desenvolver ações de prevenção e promoção da saúde mental dos estudantes, possibilitando a criação de estratégias para lidar com as dificuldades pessoais, familiares, acadêmicas e profissionais. As atividades são realizadas na dimensão individual e grupal, buscando oferecer um atendimento breve e com fins de acolhimento a demandas pontuais, com o intuito de melhorar a qualidade de vida dos discentes.
O Serviço está à disposição dos estudantes nos quatro campi e são desenvolvidas as seguintes ações: Plantão Psicológico; Orientação de Estudos; Escuta e Aconselhamento Psicológico, Atividades de Prevenção e Promoção à Saúde; Grupos de Apoio, atualmente com o Grupo de Reorientação Profissional; Orientação aos Discentes, Docentes e Familiares dos Estudantes; Mediações de Conflitos; Apoio às Atividades Pedagógicas; Visitas Domiciliares; Visitas e Reuniões na Vila Acadêmica Vingt-Un Rosado; Execução do Programa Institucional Permanência da UFERSA; Desenvolvimento de estudos e pesquisas que visam o aperfeiçoamento contínuo da assistência estudantil e Encaminhamentos à rede de serviços públicos.
Atualmente, cerca de 50 estudantes dos mais variados cursos de graduação participam das atividades e ações do Serviço. Para participar das atividades desenvolvidas pelo Serviço de Psicologia, os estudantes podem se dirigir a secretaria da PROAE, localizada no segundo pavimento do Prédio da Reitoria (Campus Leste) ou ligar para os telefones: (84) 3317-8238; 3317-8208; 33178239 e fazer os agendamentos nas atividades desejadas.

Redes Sociais

Nas redes sociais da Ufersa (FacebookTwitter e Instagram) estão postadas mais imagens com ilustrações de situações como as que estão nesta página. Ao curtir , compartilhar e comentar você também está ajudando a estudantes que se identificam com algum desses problemas a se sensibilizarem na busca por ajuda.
É coisa séria 5

Parabéns Google 18 anos de contribuição para todos....


O Google está exibindo hoje um doodle que celebra o 18º aniversário do maior mecanismo de pesquisa da internet.
Por muitos anos, o buscador manteve sua celebração pública atrelada a “vontade de comer bolo”, embora a celebração entre os funcionários seja quase sempre ocorre no dia 7 de setembro, data do registro do domínio Google.com.
Criado pelos co-fundadores Larry Page e Sergey Brin, enquanto ambos eram estudantes na universidade de Stanford, e tinha uma missão declarada de “organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil”.
O nome “Google” é uma brincadeira com a palavra “googol”, um termo matemático para o número representado pelo numeral 1 seguido por 100 zeros.
Atualmente o buscador e seus principais serviços são operados a partir de sua sede em Mountain View, na Califórnia, quem nunca sempre teve uma duvida, e logo pensou nele, pois estando ali quase tudo que se procura no mais famoso buscador da internet.
A empresa conta com mais de milhão de servidores ao redor do mundo e processa mais de um bilhão de solicitações de pesquisa e vinte petabytes de dados gerados por usuários todos os dias.

segunda-feira, 26 de setembro de 2016

Pesquisa Seta/Blogue do Xerife, A matemática aqui não foi ferida e Caraúbas terá Juninho e Paulo como Prefeito e Vice-Prefeito a partir de 2017.


Apenas um esclarecimento sobre a Estatística da Pesquisa que apresenta o projeto por uma nova Caraúbas na frente.
Prestem atenção:
Os 100,1% do total do somatório tão falado, a explicação que se segue, tirará sua dúvida quanto a isso. Veja: Em um estudo estatístico, parte da matemática que estuda as probabilidades, fatos relevantes por meio de análises de dados coletados, de no caso, os entrevistados, uma amostra da população de eleitores de uma cidade, no caso Caraúbas. Com os dados apresentados e transformados em informações relevantes a sociedade, por meio de gráficos percentuais, a pesquisa hora questionada, pelo somatório total, não sofreu nenhum dano, quanto ao valor real da mesma. Explico matematicamente que, o valor excedido de 0,1%, não provoca ineficiência do INSTITUTO, se trata apenas de ajustes, chamados de arredondamentos, que pode ocasionar esse excesso. No entanto, não há motivos para tanta desconfiança em relação a mesma. Aqui se trata de apenas, entender de matemática e suas regras estatísticas. 

Parabéns Administrador do Blogger Parâmetros, Gidenildo Costa.


Mais um ano se passou em minha vida. Mais uma vez, é chegado o dia do meu aniversário, dia de reflexão, de silêncio, gratidão e comemoração. Nem sempre as coisas são como desejamos, nem sempre as coisas acontecem como sonhamos. Mas tudo tem um porquê de ser. 
Dizem que quando rezamos, nós estamos fazendo pedidos a Deus, e quando meditamos estamos agradecendo. Hoje eu me ajoelho e medito silenciosamente, agradecendo ao Senhor pela minha vida.
Hoje é o meu aniversário, pelo que mais um ciclo se completou e um novo está se iniciando, e meu coração se enche de alegria e gratidão infinitas. Eu Te agradeço, meu Deus, por mais um ano de vida!
Sou feliz porque posso usufruir dessa maravilhosa dádiva que é a vida, porque me é permitido explorar todas as possibilidades de viver uma vida, sendo que tudo isso eu devo a Ti, meu Deus, a quem humildemente e de coração eu agradeço.
Na vida, não adianta apenas sonhar e desejar, não adianta assoprar as velinhas no dia do nosso aniversário. É preciso lutar, é preciso batalhar, é preciso estar pronto para quando a sorte passar por nós. 
Este ano que passou em minha vida  foi um ano especial, foi um ano que me fez perceber que não tenho tempo a perder, me fez entender que o tempo é o que de mais valioso temos na vida. 
Eu agradeço por tudo o que vivi, pois o que não deixou uma boa recordação, deixou uma lição. E as lições, assim como as recordações, levo comigo para o resto da vida, e farão parte de mim sempre.
Porque fazer aniversário não é apenas aumentar um número à idade, hoje eu devo mim alegrar e celebrar por completar mais um ano de vida. Feliz aniversário!
É mais um ano, mais sabedoria, experiências diversas, risos, lágrimas, amor recebido e dado, amizade dividida. É mais um ano que terei oportunidade de viver e por isso devemos sempre sentir gratidão.
Guardar na memória tudo que foi bom, e aprender com o que foi menos bom. Agora começa mais um ciclo, aproveitando e desfrutando o melhor que eu conseguir.
Desejo que esta data se repita muitos anos, e que nunca falte a esperança, o amor, a amizade, a saúde e a paz. O importante não é a idade, os anos, mas o que fazemos com eles. 
Obrigado Deus por mais um ano vivido, obrigado pela oportunidade de viver mais um ano para fazer tudo aquilo que não fiz até agora! E que este ano seja cheio de realizações e muita felicidade.

Faustão solta palavrão e ataca reforma educacional de Michel Temer

Faustão atacou o governo Temer durante o Domingão do Faustão neste domingo (25/9). A reforma educacional foi o alvo da crítica, com direito a palavrão para descredenciar as medidas planejadas para o currículo escolar de nível médio no Brasil. Segundo o apresentar, o governo não se comunica, não consultou a população sobre o que ela considera positivo para a educação para lançar um projeto de reforma que pretendia implantar por meio de medida provisória.

domingo, 25 de setembro de 2016

‘Crise do ensino médio significa que modelo faliu”, diz secretária do MEC

O Globo 
A Medida Provisória que reforma o ensino médio no país atende a uma necessidade urgente de reverter o fracasso desse segmento escolar. Foi desta maneira que a secretária-executiva do Ministério da Educação (MEC), Maria Helena Guimarães, defendeu a inicitiva do governo federal que, anunciada nesta quinta-feira, propõe mudanças como a flexibilização do currículo, favorecendo o aprofundamento do estudante em áreas de conhecimento com as quais ele se identifica, possibilitando mais ênfase no ensino técnico. A medida também promove a extensão da carga horária na etapa, incentivando escolas e redes de ensino a ampliar o número de seus alunos no regime de período integral.

Maria Helena foi a primeira palestrante do encontro Educação 360. Realizado pelos jornais O GLOBO e “Extra”, em parceria com o Sesc e com apoio da Coca-Cola Brasil, da TV Globo e do Canal Futura, o evento acontece nesta sexta e sábado na Escola Sesc do Ensino Médio, em Jacarepaguá, no Rio. Na ocasião, ela rebateu críticas dirigidas ao anúncio da medida. Educadores elogiaram a atitude do MEC de dinamizar o ensino médio, mas alguns profissionais da área não gostaram da possibilidade, descrita na MP, de excluir disciplinas como educação física e artes da lista de conteúdo obrigatório. Outros criticaram o fato de a reforma estar sendo realizada por meio de medida provisória, sem um amplo debate na sociedade.

– A criação da MP não significa falta de debate e de conhecimento, mas, sim, o caráter de urgência dessa questão. Sabemos que o fracasso do ensino médio brasileiro é um dado apontado por especialistas na área. A crise significa que o modelo não funciona, faliu. O ensino médio brasileiro é o único do mundo engessado com 13 disciplinas obrigatórias. O jovem precisa ter a possibilidade de se aprofundar em áreas de conhecimento, faz muito mais sentido para ele – explicou.

Segundo a secretária, a terceira versão da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) do ensino médio, que vai determinar os conteúdos obrigatórios de 50% da carga horária do ensino médio, começa a ser discutida em seminários e debates com as secretárias estaduais em 15 de outubro, para, até o fim de novembro, levantar todas as necessidades dos estados, professores e especialistas em ensino médio. O MEC vai, então, elaborar uma proposta da BNCC que deverá ficar pronta em março ou abril. Depois disso, o texto será encaminhado para exame do Conselho Nacional de Educação (CNE). A flexibilização do currículo só se tornará obrigatória quando a BNCC for aprovada. 

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...