O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 18 de Dezembro de 2007, com o intuito de alertar as sociedades e governantes sobre esta doença, ajudando a derrubar preconceitos e esclarecer a todos e foi escolhido o dia 02 de abril para se comemorar. No Brasil, o Dia Mundial do Autismo é celebrado com palestras e eventos públicos que acontecem por várias cidades brasileiras. E foi neste intuito de conscientização às famílias dos autistas que o Caps em Caraúbas promoveu uma importante palestra.
O objetivo da palestra foi voltada às famílias dos autistas para ajudar a conscientizar e informar as pessoas sobre o que é o Autismo e como lidar com diversas situações, e teve como palestrante foi a psicopedagoga do Caps , Audênia Martins.
O evento, também contou com a participação da turma de estagiários do técnico de enfermagem da Escola Christus de Mossoró.
Segundo a psicopedagoga o Autismo pertence a um grupo de doenças do desenvolvimento cerebral, conhecido por "Transtornos de Espectro Autista" - TEA. Os sintomas do autismo são: fobias, agressividade, dificuldades de aprendizagem, dificuldades de relacionamento, por exemplo. No entanto, vale ressaltar que o autismo é único para cada pessoa. Existem vários níveis diferentes de autismo, até mesmo pessoas que apresentam o transtorno, mas sem nenhum tipo de atraso mental.
O evento foi antecipado para esta manhã 30 de março, porque a turma de estagiários da Escola Christus Técnico de enfermagem estava estagiando na instituição e deram suporte ao evento
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.