sexta-feira, 26 de junho de 2020

Google salva o que você faz na web; saiba como apagar

Google salva o que você faz na web; saiba como apagar

Serviço passa a deletar automaticamente atividades de contas novas, mas a mudança pode ser revertida e ativada também por usuários antigos

Por Emanuel Reis, para o TechTudo
 

Google anunciou nesta quarta-feira (24) que contas criadas no serviço a partir de hoje terão seus dados automaticamente deletados a cada 18 meses ao ativarem o histórico de localização ou a atividade na web e de apps. Caso a configuração não agrade o novo usuário, ele pode desativar a ferramenta de auto-exclusão ou encurtar o "prazo de validade" de seus dados para três meses.
A ferramenta auto-delete permite apagar perguntas feitas à Google Assistente e atividades em sites e aplicativos do Google (como YouTube e Google Maps), e não inclui conteúdos no GmailGoogle Drive e Google Fotos. A mudança não se aplica a usuários antigos, que podem habilitar a função manualmente desde o ano passado. A empresa promete notificar por e-mail sobre esses recursos às contas já existentes no Google.
Google permite que você configure exclusão automática de registros de dados — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Google permite que você configure exclusão automática de registros de dados — Foto: Marvin Costa/TechTudo
Quer comprar celular, TV e outros produtos com desconto? Conheça o Compare TechTudo
Enquanto comandos de voz à assistente virtual e localizações do Google Maps apresentam a configuração padrão de 18 meses para usuários novos, o Google anunciou que o histórico de pesquisas e vídeos assistidos do YouTube será apagado automaticamente a cada 36 meses. Entretanto, quem quiser pode acessar os ajustes da conta para escolher entre deletar os dados do site de vídeos a cada três ou 18 meses. Segundo a empresa, o YouTube continuará recomendando conteúdos relevantes aos gostos de cada internauta mesmo após a exclusão de informações.
O CEO do Google e da Alphabet Sundar Pichai declarou em nota no blog oficial da empresa que, com a mudança, é um desafio “criar produtos úteis com menos dados”. Vale lembrar que a gigante da tecnologia é alvo de críticas pela quantidade de informação que retém dos usuários na Internet. Pichai ainda garante que o Google não vende dados de usuários, e apenas os usa para exibir anúncios relevantes. Atividades em serviços pessoais, como Google Drive, Google Agenda e Gmail, não são usadas para publicidade e não são deletadas pela função nova.
Buscador exibirá ajustes de privacidade de contas Google — Foto: Divulgação/Google
Buscador exibirá ajustes de privacidade de contas Google — Foto: Divulgação/Google

O que vem por aí

Configurações da conta chegarão à busca do Google, para fácil acesso a ajustes importantes de privacidade. As opções serão exibidas em um quadrado à parte na página de resultados do buscador. A navegação anônima em aplicativos da marca estará em breve disponível a partir de um toque sobre a foto de perfil do usuário. A novidade chega hoje para o Google App no iPhone (iOS), com previsão de lançamento também para Android e outros apps.
O Security Checkup, plataforma que apresenta as principais configurações de segurança e privacidade da conta Google, será complementado nas próximas semanas com o Password Checkup, ferramenta que avisa quando o usuário utiliza uma senha que está vulnerável por ter vazado na Internet sem seu conhecimento. O recurso de alerta está disponível diretamente no Chrome desde a versão 79 do navegador.
Modo anônimo será acessado de forma mais prática por todos os usuários Google — Foto: Reprodução/Google

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...