domingo, 14 de junho de 2015

Werdum finaliza Velásquez no terceiro round e unifica cinturões dos pesados


Fabricio Werdum cinturão UFC 188 (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum unificou o cinturão do peso-pesado no UFC 188 (Foto: Getty Images)
Chocar o mundo se transformou em rotina na vida de Fabricio Werdum. Vencer Fedor Emelianenko por finalização já havia mostrado isso. Nocautear um campeão do K-1, como fez com Mark Hunt, também impressionou. Mas, na madrugada deste sábado para domingo, sendo azarão contra Cain Velásquez, ele deixou claro que é bom jamais duvidarem dele. A chance de errar costuma ser grande. Aos 2m13s do terceiro assalto, com uma justa guilhotina que envolveu o pescoço do americano ao mesmo tempo que o sorriso tomava conta do rosto do gaúcho, o Vai Cavalo unificou os cinturões dos pesos-pesados (até 120kg) e se tornou o 10º brasileiro a conquistar o título linear da organização.
Depois de perder o primeiro round, Werdum voltou melhor para o segundo e castigou o americano com seus socos e joelhadas. O córner de Velásquez sugeriu que a estratégia mudasse e o lutador buscasse a queda. Sorte do brasileiro, que tem no jiu-jítsu sua melhor ferramenta. E, cá entre nós, quem mais pode ter um currículo com finalizações sobre Fedor Emelianenko, Rodrigo Minotauro e, agora, Cain Velásquez?
- Quero agradecer a todos, vamos respeitar Cain Velásquez, eu respeito. Queria agradecer meu país, Brasil, minha equipe, família, estou muito feliz, foi uma luta duríssima e com certeza teremos revanche. Treinei muito a guilhotina para defender essa queda. Eu represento o Brasil esse cinturão é para todos vocês - afirmou Werdum, ainda no octógono.
Fabricio Werdum encaixa guilhotina em Cain Velásquez UFC 188 MMA (Foto: Getty Images)Fabricio Werdum encaixa guilhotina em Cain Velásquez (Foto: Getty Images)
O início foi de trocação franca. Uma direita de Werdum tocou o rosto de Velásquez, que conectou seus socos. Em um deles, o brasileiro caiu no chão, parecendo ser de forma proposital, mas o campeão linear não entrou na dele e deu espaço para o rival ficar de pé. O americano pressionou contra a grade, enquanto Werdum tentava usar o clinche do muay thai para dar joelhadas. Werdum conseguiu sair da grade, mas foi derrubado. Velásquez caiu de guarda passada, mas o campeão interino conseguiu ficar de frente. Foi o suficiente para Cain sair da posição e dar espaço para ele ficar de pé outra vez. Velásquez voltou com tudo pressionando e aplicou uma sequência dura de socos no rosto de Werdum, que marcou o tempo de uma joelhada e chegou a derrubar, mas Cain se levantou rapidamente. O brasileiro chegou a botar bons socos, mas se movimentava pouco lateralmente. Velásquez segurou a perna do oponente após um chute e o derrubou, mas, de novo, evitou entrar na perigosa guarda do faixa-preta de jiu-jítsu. Os socos de Werdum abriram um ferimento no rosto do campeão antes do fim do primeiro round.
O segundo assalto começou com Velásquez combinando mais os socos e chutes baixos. Werdum também respondia com socos, mas se movimentava pouco lateralmente. Uma sequência de três socos no rosto balançou Velásquez, que respondeu. O brasileiro crescia na luta. Um uppercut e uma joelhada voltaram a tocar a cabeça de Cain, que absorveu bem. Werdum foi com tudo no fim. Socos e joelhadas entraram a exaustão e só pararam quando o gongo soou. Àquela altura, parecia empatado.
Fabricio Werdum Cain Velásquez UFC 188 (Foto: Getty Images)Mesmo em pé, Fabricio Werdum levou perigo para Cain Velásquez (Foto: Getty Images)
Velásquez voltou para o terceiro round obedecendo a ordem de seu córner e buscando a queda. Quase foi vítima de uma guilhotina, mas se livrou e, ao ver que só iria para o chão dentro da guarda do brasileiro, preferiu dar espaço. Werdum tentou outra guilhotina e pressionou com socos e joelhadas, mas Velásquez se desvencilhou. Um chute alto passou na vazio. O americano não aprendeu com a primeira tentativa e tentou derrubar novamente. Desta vez, Werdum chegou ao solo sorrindo. O motivo era a guilhotina encaixada, que obrigou Cain a dar os três tapinhas e decretar a vitória para o Brasil.
UFC 188
13 de junho, na Cidade do México (MEX)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...