Dois integrantes da delegação brasileira levaram a medalha de ouro.
No ranking geral, Brasil ficou em primeiro lugar, seguido por Portugal.
Quatro jovens brasileiros conquistaram duas medalhas de ouro e duas de prata na 5ª Olimpíada de Matemática da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). No ranking geral, o Brasil ficou em primeiro lugar, seguido por Portugal. A competição aconteceu entre os dias 19 e 25 de julho, em Cabo Verde, e os estudantes retornaram nesta terça (28) ao Brasil.
Pedro Lucas Lanaro Sponchiado e Mateus Siqueira Thimóteo, de 15 anos, ambos do estado de São Paulo, foram os únicos premiados com as duas medalhas de ouro da competição. Os dois jovens marcaram 42 pontos cada no torneio.
A equipe brasileira também foi premiada com medalha de prata para Andrey Jhen Shan Chen, de São Paulo, e para Bruno Brasil Meinhart, do Ceará, ambos com 15 anos de idade.
saiba mais
Participaram da olímpiada 24 jovens de seis países lusófonos e cada um levou à competição uma equipe composta por quatro estudantes e dois professores.
Na classificação geral por países, o Brasil ficou em primeiro lugar com 154 pontos num total de 168, à frente de Portugal, com 108 pontos e deCabo Verde, com 68 pontos.
A competição foi composta por duas provas aplicadas em dois dias consecutivos, na qual os estudantes deveriam solucionar três problemas matemáticos que envolviam álgebra, teoria dos números, geometria e combinatória.
Competições internacionais
Os quatro estudantes foram selecionados para representar o Brasil através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição acontece todos os anos nas escolas públicas e privadas de todo o país.
Os quatro estudantes foram selecionados para representar o Brasil através da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM). A competição acontece todos os anos nas escolas públicas e privadas de todo o país.
Para participar da OBM, a insititução de ensino deve realizar um cadastro no site da competição. Os alunos interessados em fazer a olímpiada devem se inscrever na própria escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.