sexta-feira, 6 de abril de 2018

LANÇARAM UM LIVRO QUE FALA UNICAMENTE SOBRE OS ANIMAIS QUE FAZEM PUM OU NÃO

Se algum dia, durante um de seus devaneios filosóficos, você já se perguntou se todas criaturas vivas fazem pum, mas não chegou a uma resposta, em breve você poderá esclarecer todas as suas dúvidas relacionadas com as flatulências do Reino Animal. Isso porque, de acordo com Ryan F. Mandelbaum, do site Gizmodo, a dupla de pesquisadores Daniella Rabaiotti e Nick Caruso decidiu lançar o livro “Does it Fart?” — ou simplesmente “Peida?” em tradução livre — que trata exclusivamente desse assunto e nós esperamos que chegue aqui no Brasil.

Metralhadoras da natureza

E de onde surgiu a ideia de escrever um livro inteiro sobre puns? Segundo Daniela, que faz doutorado na University College London e é membro da Sociedade Zoológica de Londres, ambas na Inglaterra, tudo começou com um tweet. Ou melhor... tudo começou quando alguém da família da pesquisadora perguntou a ela se as cobras soltavam gases, e Daniela não soube responder.
Rinocerontes fazem pumSim, os rinocerontes fazem pum (Vox/Ethan Kocak)
Foi aí que, segundo Ryan, a pesquisadora se deu conta do quão pouco sabemos sobre a digestão no Reino Animal — e o tweet dela acabou virando uma fascinante tabela colaborativa. Então, ela uniu esforços com seu colega, Nick, para reunir uma porção de informações interessantes e lançar o livro. Mas, e aí, as cobras fazem ou não fazem pum? Sim! E, dependendo da espécie, ele pode ser realmente “tóxico” (tudum-tsss).
E os gorilas? Ô! E quando eles comem figos, os gases são realmente violentos — tanto que alguns cientistas se guiam pelos ruídos para localizar os animais na floresta. As antas? Uhum... com bastante amplitude. Já os das baleias-azuis fazem jus ao tamanho desses mamíferos e são realmente longos e com um imenso volume, embora as flatulências tenham sido capturadas em raras ocasiões.
Os cães, por outro lado, todo mundo sabe que peidam, mas nem todos sabem que os ursos-pardos liberam gases, assim como as baratas e as centopeias. E as aranhas? Pois olha, ninguém sabe, assim como as salamandras! E tem também as criaturas que usam os peidos para se comunicar, como é o caso de determinados peixes, e as que simplesmente são produzem flatos, como é o caso das anêmonas-do-mar e das preguiças. Os pepinos-do-mar não soltam pum, mas existem espécies de peixes — da família Carapidae — que não só vivem em seus genitais, como se alimentam deles!
***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem aqui sua opinião humilde respeitando os valores humanos.

Assessoria Acadêmica, Assessor Gidenildo Costa, estamos ás ordens

  Entrem em contato comigo pelo meu Facebook e Instagran também, além dos contatos informados. https://www.instagram.com/gidenildo_costa7?ig...